13 de nov de 2018

Deputada Tereza Cristina começa a formatar nova estrutura do Ministério da Agricultura, que ela vai dirigir


GIRO ECONÔMICO

A deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), confirmada para assumir o Ministério da Agricultura, reuniu-se com técnicos nesta segunda-feira (12) a fim de reunir dados com vistas à reunião que terá com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), nesta terça (13) às 11h, em Brasília, quando serão definidas as ações da pasta, que passará integrar também pesca e agricultura familiar. A futura ministra também aguarda a indicação do novo ocupante do Ministério do Meio Ambiente, com quem pretende trabalhar em consonância com a Agricultura.

O presidente eleito disse nas redes sociais que escolherá o novo comando da pasta, e o anúncio deverá ser feito esta semana. Bolsonaro também alertou que não aceitará intervenção de interesses de organizações internacionais e cobrará trabalho “de verdade” e não “por interesse”.

Ele também afirmou que vai implantar em unidades de conservação de forma não só a preservar o meio ambiente, mas também de gerar renda. Há cerca de duas semanas, a bancada ruralista no Congresso anunciou que seria responsável por indicar o nome para a pasta.

Comércio - Os estabelecimentos comerciais vão funcionar nesta quinta-feira (15), Feriado da Proclamação da República, segundo informação da Federação do Comércio (Fecomércio). As lojas de rua ficarão abertas das 8 às 14 horas e os localizados nos shopping centers, das 14 às 20 horas, mas terão de pagar 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 50,00, conforme definido na Convenção Coletiva de Trabalho. Supermercados e farmácias, por serem atividades essenciais, têm horário livre.

Contratação - O deputado Adriano Sarney (PV) lançou sexta-feira (09) o Código de Defesa do Contribuinte, que visa a dar mais segurança jurídica nas relações de empresários e o Fisco Estadual. Participaram do ato Luís Sobrinho (Fecomércio); Fábio Ribeiro (CDL), Cristiane Corrêa (Sebrae-MA); Roberto Bastos (Fiema), Ranio Gamita (Fórum Contábil), Shirley Cunha (AJE), Wanderson Vasconcelos (Associação Comercial), Radamesse Bezerra e Franklin Pacheco (CRC), Bernardo Cardoso Filho (Sindcont).

Na solenidade de inauguração do Teatro Napoleão Ewerton, 
a diretoria regional do Sesc, Rutineia Amaral, e o presidente da Federação 
do Comércio, José Arteiro da Silva, com o filho do homenageado, 
Salomão Haydar Ewerton (E)
Programa - A radialista Helena Leite está a procura de uma emissora para voltar com o seu Canta Maranhão, mas não está fácil de achar. Desde a extinção da Difusora AM, ela está fora do ar e havia assinado contrato com a Mirante AM, porém nesta segunda (12) a emissora desistiu do programa. A última cartada será com a oficial do Estado, Timbira.

Transporte - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza leilão de frete, quarta-feira (14), para a remoção de 9,6 mil toneladas de milho em grãos. A ação visa abastecer as unidades armazenadoras que atendem o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e disponibilizar o produto a pequenos criadores de animais cadastrados que o utilizam para ração. Desse total do grão que será removido de armazéns localizados em Mato Grosso, Goiás e Piauí, 6,7 mil toneladas serão ofertadas em leilão e 2,9 mil toneladas (30%), destinam-se a cooperativas ou associações de transportadores autônomos de cargas, de acordo com a legislação que estabelece a reserva percentual de frete sem licitação para este segmento.

Rua Grande - Ao inspecionarem as obras de requalificação da Rua Grande, neste domingo (11), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Itapary, deram uma boa notícia aos comerciantes ali instalados: as obras já avançaram 60%, o que pode ser um indicativo de até o final do ano já esteja liberada para que os consumidores possam trafegar com mais conforto e segurança e assim melhorar as vendas nas empresas.

Nenhum comentário: