20 de nov de 2018

Empresas pagam caro para funcionar nesta terça-feira, data em que foi comemorado o Dia da Consciência Negra

GIRO ECONÔMICO

A lei federal diz que cada unidade da Federação pode ter apenas um feriado ao longo do ano, mas a Assembleia Legislativa criou e o Poder Executivo sancionou o segundo, e assim o Maranhão para nesta terça-feira (20) para comemorar o Dia da Consciência Negra, obrigando os comerciantes que quiserem abrir seus estabelecimentos a terem um custo a mais em suas despesas. 

Segundo a Federação do Comércio (Fecomércio), os sindicatos patronais e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís fecharam acordo para que as lojas funcionassem nesta data, contudo o trabalho é considerado extraordinário e deverá, o patrão, pagar, com acréscimo de 100%, o valor da hora normal trabalhada, além de uma gratificação no valor de R$ 60,00 (sessenta reais), em espécie, para cada empregado ao final do expediente.

Farmácias e supermercados, que já possuem autorização para funcionar em dias de feriados mediante pagamento de horas extras, não fazem parte do ajuste e ficam isentas do pagamento da gratificação acertada entre as entidades sindicais.

Alimentos - Nos dias 28 e 29 de novembro, Brasília (DF), será realizado o Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos, evento que é uma parceria da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo do encontro é debater maneiras de reduzir perdas de grãos no período da pós-colheita, principalmente no se refere a transporte. A ação atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o qual tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capta mundial.

Natal - Lançada nesta segunda-feira (19), a Campanha Papai Noel dos Correios, que ao longo dos 29 anos já atendeu milhões de crianças que tiveram seus pedidos atendidos, terá como postos de recolhimento das cartas no Maranhão, a loja do Shopping do Automóvel, no Calhau, e as agências dos Correios de Açailândia, Anajatuba, Bacabal, Buriticupu, Caxias, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Lago Verde, Matões do Norte, Pinheiro, Riachão, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos e São Raimundo das Mangabeiras.

Em visita às instalações da futuro Centro de Formação Profissional
de Pinheiro, o diretor do Senac, José Ahirton Lopes (C) com o conselheiro
Manoel Barbosa debatendo o andamento das obras que devem estar
concluídas em agosto de 2019
Financiamento - Para o orçamento de 2019, os fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) preveem investimento da ordem R$ 42,4 bilhões, inclusive na área de infraestrutura. Os interessados podem procurar agências do Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e do Banco do Brasil para negociarem seus empréstimos.

Reabertura - Boa notícia para comerciantes, correntistas e servidores públicos que recebem seus salários pelo Banco do Brasil em Olho d´Água das Cunhãs. Atendendo a requerimento do Ministério Público, a Justiça deu prazo de 45 dias para que seja restabelecido o funcionamento da agência fechada desde 2016, após ataque com explosivos que destruiu parte das instalações do prédio. A agência deve disponibilizar serviços de saques e depósitos nos caixas presenciais e nos terminais de autoatendimento.

Armazenagem - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou, nesta segunda-feira (19), em todas as regiões do país, a nona etapa de fiscalização dos estoques governamentais armazenados por empresas contratadas pelo Governo Federal e unidades armazenadoras próprias. Serão inspecionadas mais de 800 mil toneladas de produtos como arroz, café, milho, trigo, sacarias, embalagens e diversos itens beneficiados ou manufaturados. Os fiscais da estatal visitarão 179 unidades armazenadoras em todo o país.

Nenhum comentário: