23 de nov de 2018

Maranhense participa até esta sexta-feira, no Espírito Santo, da Competição Senac de Educação Profissional

GIRO ECONÔMICO

O Maranhão está participando da Competição Senac de Educação Profissional, em Vitória (ES), com o aluno Apolo Campos, que no início de abril foi selecionado para competir na Ocupação “Serviço de Restaurante”. Desde então, ele conta com uma equipe voltada para a sua preparação por meio do Programa de Capacitação. Entre as vantagens de passar por esse preparatório estão acompanhamento médico; tutoria de profissionais: Mâitre/Cozinheiro; expressão oral e idiomas; bolsa/assistência estudantil; plano de saúde subsidiado; entre outros benefícios, atividades e cursos oferecidos para amparar o competidor durante o período preparatório. 

A seletiva é importante, pois identifica talentos aptos a participarem do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional e que em 2019 será sediado na Rússia.

Uma equipe técnica do Senac, formada pelos instrutores e avaliadores Edson Pereira e Aldo Martins e a assessora de Programas Especiais, Maria Leuda de Oliveira Lima, está acompanhando a competição. O diretor regional, José Ahirton Lopes, acompanhará a final da competição e participará de uma reunião do órgão. 

Emprego - Com 12.554 contratações e 11.890 demissões, o Maranhão fechou o mês de outubro com um saldo de 664 postos de trabalho preservados, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (21). Com este desempenho, o estado passa a ter um acumulado de 12.646 empregos preservados, resultado de 130.801 admissões e 181.155 desligamentos. O acumulado dos 12 meses é de 10.684, com 153.889 contratações e 143.205 demissões. 

Alimento - Nesta sexta-feira (23), técnicos da Embrapa Cocais, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão instalar o Comitê Gestor e o Núcleo de Educação Ambiental, bem como debaterem um plano de trabalho e metodologias para o ano de 2019 e programação da semana de implantação do Horta Pedagógica nas escolas. As ações fazem parte do programa de Segurança Alimentar implantado nas Unidades de Educação Básica (UEBs) Jackson Lago e Augusto Mochel. 

Apolo Campos, que está representando o Maranhão na Competição
Senac de Educação Profissional, em Vitória (ES), recebendo
 orientação do seu instrutor Aldo Martins
Eleição na OAB - Em clima tenso, será realizada nesta sexta-feira (23) a eleição para escolha da nova diretoria e conselheiros da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA). São candidatos a presidente Thiago Diaz (que busca a reeleição), Carlos Brissac, Surama Braúna e Mozart Baldez.

Homenagens - O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), José Caldas Furtado, vai homenagear, nesta sexta-feira (23), diversas personalidades dos meios políticos e jurídico que tiveram atuação destacada em favor do controle de contas de verbas públicas. As homenagens serão prestadas na mesma solenidade de inauguração de um anexo na sede desta Corte de Contas, no bairro do Jaracati. Dentre os homenageados está o vereador Astro de Ogum (PR), presidente da Câmara Municipal de São Luís. 

Veículos - As vendas financiadas de veículos novos e usados, considerando autos leves, motos e pesados, totalizaram 495.458 unidades em outubro. Do total, 120.485 são 0km. O resultado revela um crescimento de 13,9% de veículos novos financiados, na comparação com outubro de 2017. Incluindo motos e pesados, novos e usados, a alta foi de 10%, na mesma base de comparação. Considerando os 22 dias úteis de outubro de 2018, foram financiados 8.654 veículos novos, autos leves, motos e pesados, por dia.

Nenhum comentário: