18 de nov de 2018

Será lançado nesta quarta-feira, na Federação das Indústrias o Sesi Viva+ para orientar saúde do trabalhador

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Social da Indústria (Sesi) lançada, quarta-feira (21), na Casa da Indústria, em São Luís, o Sesi Viva+ (https://www.sesivivamais.com.br/main), plataforma que visa a facilitar o acesso a informações e a tomada de decisões sobre investimentos em segurança e saúde dos trabalhadores na indústria. O canal reúne em ambiente único um conjunto de ferramentas, desde programas especializados, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento para gestores da indústria implementarem ações de melhoria da gestão de SST e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável. 

Um dos principais focos de atuação do Sesi Viva+ é o apoio às empresas no atendimento a demandas legais relacionadas à SST e ao eSocial – sistema unificado do governo para envio das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores.

A plataforma disponibilizará para indústria um sistema para gestão dos programas legais, que reduzirão riscos de autuações por órgãos fiscalizadores. Para seu lançamento, vêm a São Luís o diretor de Operação do Departamento Nacional do Sesi, Paulo Mol, e a gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do órgão, Katyana Menescal. 

Registro - O secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, anuncia para esta segunda-feira (19), o pedido de registro de sua candidatura a presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA). Sua posse oficial como membro do colegiado está marcada para quinta-feira (22), véspera da eleição, mas ele já teria conseguido junto ao Sebrae Nacional o reconhecimento como conselheiro. O outro candidato é Raimundo Coelho, da Federação da Agricultura. 

Comércio - Os sindicatos filiados à Federação do Comércio (Fecomércio) fecharam acordo com o Sindicato dos Comerciários para que os estabelecimentos comerciais funcionem normalmente na próxima terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, agora considerado feriado estadual, apesar de ferir a legislação federal, mas para quem tenciona abrir sua loja há uma exigência: que os empregados recebam hora extra dobrada e ao final do expediente tenham direito a uma gratificação de R$ 60,00, paga em dinheiro. 

O presidente do Sindicato dos Revendedores de 
Combustíveis do Maranhão, Leopoldo Santos Neto, 
em visita ao Instituto de Metrologia e Qualidade 
Industrial do Maranhão, debateu com o presidente
 do órgão, Samuel Melo Júnior, a pauta do workshop 
de combustíveis 
Combustíveis - Dia 30 de novembro, será realizado no Rio Poty Hotel, o 1º Workshop de Combustíveis do Maranhão, promovido pelo Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis (Sindcombustíveis). Um dos temas a serem debatido é o Movimento Combustível Legal. 

Negociação - De quarta-feira (21) a sábado (24), será realizada, das 10h às 19h, no Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, em São Luís, a Semana de Renegociação de Dívidas, na qual consumidores terão maior facilidade para quitar seus débitos. As empresas participantes do evento irão atender todos e se disponibilizarão a buscar medidas confortáveis para renegociar suas dívidas. São elas: Itaú, Bradesco, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Claro NET Embratel, Vivo, Tim, Sky, CDL, BRK, Caema, Cemar e outras. 

Cubanos - O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Abdon Murad, diz não ter nada contra o trabalho prestado por cubanos no Mais Médicos, mas acha que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) agiu corretamente ao cobrar que as pessoas mandadas para o Brasil trajadas com jalecos sejam submetidas a um teste de revalida a fim de ser verificado se realmente são profissionais de Medicina, pois torna-se delicado entregar a saúde de alguém nas mãos de quem, não se sabe, é habilitado ou não para exercer Medicina.

Nenhum comentário: