4 de nov de 2018

Setor industrial teve desempenho negativo no mês de setembro, segundo Confederação Nacional da Indústria

GIRO ECONÔMICO

O setor industrial teve desempenho negativo em setembro. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento caiu 1,1%, as horas trabalhadas na produção diminuíram 0,9% e o nível de utilização da capacidade instalada recuou para 77,8% na comparação com agosto. Para a CNI, o desemprego ainda elevado e a fragilidade financeira das famílias mantêm o consumo em baixa, o que limita a produção, deixa a ociosidade da indústria elevada e desestimula as contratações.

O faturamento é a única das variáveis pesquisadas que mostra tendência de recuperação em 2018. Mesmo com a queda registrada em setembro, o indicador cresceu 4,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na mesma base de comparação, as horas trabalhadas na produção caíram 2,1%.

Os dados do mercado de trabalho também são negativos, de acordo com os indicadores. O emprego teve queda de 0,1% em setembro, frente a agosto, na série dessazonalizada. Na comparação com setembro de 2017, o emprego registra alta de apenas 0,4%.

VerãoA partir de 0h deste domingo (04), os ponteiros vão ser adiantados em uma hora em dez estados brasileiros e ao Distrito Federal com o início do Horário de Verão, medida de economia de energia elétrica adotada no Brasil com regularidade desde 2008. Com a  mudança, viajantes com embarque ou destino a terminais rodoviários e aeroportos das unidades da Federação devem atentar para as partidas e chegadas, que estarão de acordo com o horário de Brasília, mas discriminado na passagem com hora local.

MilhoO Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) autorizou a venda, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 100 mil toneladas de milho em grãos, para atender pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos. O quantitativo é válido para a venda nas unidades da Companhia que operam o Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Os limites são 10 toneladas para Nordeste e Norte e 14 toneladas para Centro-Oeste, Sudeste e Sul por beneficiário/mês.

Henrique Ventura, coordenador da Rota Nordeste, conhecendo potencial
de possíveis fornecedores maranhenses para a obra do Porto São Luís,
em evento realizado na Federação das Indústrias
Supermercados - Com a crise por que passa o setor supermercadista, a tradicional festa do Carrinho de Ouro, promovida pela Amasp, está esvaziada, já que reúne apenas fornecedores de apenas uma rede, tirando o brilho que marcou este evento por muitos anos.

Anuidade O candidato à presidência da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Carlos Brissac, afirmou, nesta quinta-feira (1º), que pretende implantar na um programa de fidelização que utilize pontos acumulados em compras de produtos e serviços nos mesmos moldes do utilizado pelas companhias aéreas para gerar descontos no valor das anuidade. A proposta da Anuidade Zero foi apresentada em Imperatriz, onde ele fez o lançamento de sua chapa.

Transporte Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai reforçar, neste domingo (04), o disciplinamento e ordenamento do trânsito em vários pontos estratégicos e de maior fluxo durante o acesso de estudantes aos locais de prova do Enem. Além da ação no trânsito, a Prefeitura de São Luís também autorizou, por meio de portaria, a circulação integral da frota de ônibus urbano da capital. A SMTT disponibilizará 60 agentes de trânsito, 15 motos e 11 viaturas nos dois dias do certame.


Nenhum comentário: