15 de nov de 2018

Técnicos da Conab visitam município de Imperatriz para debaterem com extrativistas preço real do babaçu

GIRO ECONÔMICO

Para saber quanto custa a produção do babaçu, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram em Imperatriz nesta quarta-feira (14) reunidos com extrativistas e representantes da cadeia produtiva do babaçu. Durante a reunião, foram conferidos dados sobre uso de insumos, mão de obra utilizada e demais investimentos para a cultura, com o objetivo de definir os parâmetros de preços ao longo do ciclo extrativo do produto. 

As informações levantadas servirão para subsidiar a elaboração dos preços utilizados pelo governo federal na execução de programas e políticas de apoio ao produtor. Neste caso, serão aplicadas na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante a subvenção dos produtos extrativos quando eles são vendidos abaixo do preço mínimo estabelecido.

A última vez que a Conab atualizou o custo de produção de babaçu no estado foi entre os dias 17 e 21 de setembro, nos municípios de Zé Doca, Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Codó e Vargem Grande. Na ocasião, também foi atualizado o custo da mandioca. O estudo é feito mensalmente no estado para a produção de arroz, milho e soja. 

Cidadania - O senador Edison Lobão (MDB) vai ser distinguido pela Assembleia Legislativa do Piauí com o título de Cidadania Piauiense, por iniciativa do deputado Zé Santana (MDB), que teve seu projeto aprovado por 18 votos dos 19 parlamentares presentes na sessão da última terça-feira (13). A honraria será concedida pelos relevantes serviços prestados ao Piauí, principalmente no exercício das atividades de ministro de Minas e Energia nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. 

Sabatina - O advogado Aldenor Rebouças, que seria entrevistado nesta quarta-feira (14), na sabatina dos candidatos à Presidência da OAB-MA, promovida pela TV Assembleia, teve seu registro de candidatura indeferido pela Comissão Eleitoral da Ordem. O ciclo de entrevistas continua nesta quinta-feira (15), com a sabatina do atual presidente, Thiago Diaz, da chapa Vamos Fazer Muito Mais, e, mantendo a ordem do sorteio, na sexta-feira (16), será a vez de Carlos Brissac, da chapa OAB de Verdade. 

O procurador do Estado Daniel Blume foi um dos condecorados 

pelo Tribunal de Justiça com a Medalha Antônio Rodrigues Velozz,
Mérito Judiciário do Maranhão. No registro, o momento em que recebia 
a distinção da desembargadora Nelma Sarney sob o testemunho 
de Thiago Diaz, presidente da OAB-MA
Lucro - A Caixa Econômica Federal registrou lucro de R$ 4,8 bilhões no terceiro trimestre do ano, o maior já alcançado pela instituição, uma alta de 122% em relação ao mesmo período do ano passado. Em nove meses, o lucro foi de R$ 11,5 bilhões, alta de 83,7% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Compensação - Se depender da Associação Comercial e das federações das Indústrias (Fiema) e do Comércio (Fecomércio), o Feriado pelo Dia da Consciência Negro, comemorado em 20 de novembro (próxima terça-feira), não obrigará a suspensão das atividades empresariais. Elas ingressaram com ação no Tribunal de Justiça na qual o advogado Antônio Gaspar Filho lembra que cada unidade da Federação pode criar apenas um feriado, e este, no estado, é 28 de julho, Dia da Adesão do Maranhão à Independência. 

Autógrafo - A Vale promove neste sábado (17), a partir das 18h30, na 12ª Feira do Livro de São Luís (FeLiS), uma noite de autógrafos da edição especial do livro "Uma aventura pela cidade dos azulejos", de Wilson Marques. O evento será no stand da mineradora inspirado no Parque Botânico, onde os visitantes poderão conhecer o trabalho mantido neste espaço para preservação de uma área verde em plena zona urbana e participar de oficina de artesanato sustentável e contação de histórias para o público infantil.