11 de dez de 2018

Estudo realizado pela Universidade de São Paulo identifica genes que controlam qualidade da carne bovina

GIRO ECONÔMICO

Pesquisadores brasileiros conseguiram identificar os genes que controlam a qualidade da carne bovina. O estudo vem sendo desenvolvido há oito anos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“A gente conseguiu identificar algumas regiões que controlam os genes que são importantes para a maciez, para deposição de gordura e para o perfil de ácidos graxos – o quanto de saturado, não saturado, o tipo de gordura que tem na carne”, detalhou o coordenador do Centro de Genômica da Esalq, Luiz Coutinho. Apesar dos avanços, Coutinho explica que ainda será necessário mais algum tempo de pesquisa para fazer um mapeamento mais completo da herança genética que traz as características desejadas para o gado.

“O problema que a gente tem é que características complexas, como maciez ou deposição de gordura, são controladas por vários genes. A gente encontrou alguns principais. Então a gente tem que encontrar mais regiões que controlam esses fenótipos apara ser usado como mais efetividade”, ressalta. Leia reportagem completa em MARANHÃO HOJE.

Empreendedorismo - O Sebrae Nacional lançou, sexta-feira (07), o Projeto Empreendedorismo Feminino, que vai funcionar como piloto nos estados de Rondônia, Roraima, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina e Paraná. A intenção é focar na sensibilização, articulação, relacionamento e atendimento de negócios liderados por mulheres. A proposta é desenvolver o projeto não apenas para o público externo, mas também dentro das próprias unidades estaduais.

Lançamento - Para comemorar os 25 anos do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o reitor Gustavo Pereira da Costa e a professora Ana Lúcia Duarte, diretora do Centro, fazem nesta quarta-feira (12), às 17h, na Área de Vivência do campus Paulo VI, o lançamento da quarta edição da revista do Cecen e de um selo, além de uma palestra sobre Professor Formador de Profissões. A publicação reúne artigos e traz entrevistas com professores da área.

Executivos das empresas mantenedoras do Programa de Desenvolvimento 
de Fornecedores (PDF) participaram, sexta-feira (07), da última reunião 
do Conselho Gestor do Programa desenvolvido pela Federação 
das Indústrias (Fiema)
Protestos - As centrais sindicais farão, nesta terça-feira (11), em São Paulo (SP), um protesto contra a extinção do Ministério do Trabalho anunciada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O ato é liderado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade) e presidente da Força Sindical.

Desoneração - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar nesta terça-feira (11) o projeto da senador Kátia Abreu (PDT-TO) que determina um repasse de R$ 1,95 bilhão as estados, Distrito Federal e municípios como forma de compensação pelas perdas com as desonerações de ICMS com exportações previstas na Lei Kandir, que afetam o Maranhão, onde há forte influência no comércio internacional com grãos, minério de ferro, alumina e outros produtos.

Refis - Os contribuintes que aderiram ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), o Novo Refis, devem prestar as informações à Receita Federal, até dia 28, para consolidar o parcelamento na modalidade demais débitos (que exclui as dívidas com a Previdência Social). Quem não fizer o procedimento será excluído da renegociação. O contribuinte deve indicar os débitos a serem incluídos no parcelamento; a quantidade de parcelas pretendidas; e o valor dos créditos tributários para abatimento no débito total.


Nenhum comentário: