13 de dez de 2018

Flávio Dino mantém uma tradição de quatro décadas e paga salários dos servidores públicos dentro do mês

O governador Flávio Dino (PCdoB) comemorou em sua página no Facebook o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Para ele, trata-se de um fato importante nestes quatro do seu governo. "Hoje pagamos a 2ª metade do 13º salário de 2018 dos servidores do Governo do Maranhão. Assim, conseguimos cumprir com antecipação esse compromisso, nos 4 anos deste 1º mandato. Isso é importante para nossos servidores e também para a movimentação do setor de comércio e serviços", disse ele.

Trata-se, na verdade, de uma conquista do funcionalismo público não de quatro anos, mas de quatro décadas, pois os salários vêm sendo pagos em dia, dentro do mês, desde março de 1987, quando Epitácio Cafeteira assumiu o Governo do Estado. A última vez que houve atraso nesse pagamento foi no governo de Luiz Rocha, por dois meses. Foi Cafeteira também que instituiu o calendário para que o servidor soubesse a data em que seu dinheiro estaria disponível no banco.

Cafeteira encontrou ainda um meio de proteger o salário dos servidores, criando um abono mensal para cobrir a "corrosão" da inflação, que naquela época beirava os 80% ao mês. Depois vieram os governadores João Alberto, Edison Lobão, José Ribamar Fiquene, Roseana Sarney, José Reinaldo Tavares, Jackson Lago, novamente Roseana Sarney e agora Flávio Dino e o funcionalismo sempre recebendo em dia.

Nenhum comentário: