18 de dez. de 2018

Índice de Atividade Econômica do Banco do Central apresenta alta 0,02% em outubro comparado a setembro

GIRO ECONÔMICO

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou alta de 0,02% em outubro, comparado ao mês de setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17), em Brasília (DF). Na comparação com outubro de 2017, houve crescimento de 2,99% nos dados sem ajustes, já que a comparação é entre períodos iguais. Em 12 meses encerrados em outubro, o indicador teve expansão de 1,54%.

No ano, até outubro, houve crescimento de 1,40%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo Banco Central para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ambev - O presidente da Ambev, Bernando Paiva, renIU convidados nesta terça-feira (18), no Restaurante Feijão de Corda, na Avenida Litorânea (Calhau), para o anúncio de uma nova marca de cerveja, a Magnífica, exclusiva para o Maranhão, e uma série de inovações que a indústria vai desencadear no Maranhão. Do evento, animado por artistas locais, participou também o governador Flávio Dino (PCdoB). Sem especificar a pauta, a direção da cervejaria diz que as novidades a serem anunciadas têm a cara do Maranhão e irá valorizar o orgulho de ser maranhense.

Fiema - A Federação das Indústrias (Fiema) realiza nesta quarta-feira (19) à noite uma cerimônia para convidados para comemoração dos seus 50 anos da reconquista da carta sindical entidade. Trata-se de uma das mais importantes entidades patronais do estado, que trabalha na articulação empresarial em torno de ações conjuntas de interesse para o desenvolvimento da indústria e da economia do estado um todo, inclusive por meio de convênios internacionais para inserção de empresas locais no mercado exterior.

Em recente viagem a Brasília, o presidente da OAB-MA, Thiago
Diaz, e o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA),
João Batista Ericeira, entregaram a Medalha Fran Paxeco
ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo
Soares da Fonseca. A Comenda é alusiva ao centenário da Faculdade
de Direito do Maranhão.
Estatais - O senador Edison Lobão (MDB) coloca em votação esta semana, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da qual é presidente, o parecer do senador Antônio Anastasia contra a tolerância de indicação de políticos e seus parentes para cargos em estatais

Trabalho - O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, se posicionou favorável ao fim do Tribunal Superior do Trabalho (TST), pois, segundo ele, essa instância da justiça tem gerado insegurança jurídica ao não cumprir determinações da Reforma Trabalhista, o que impede a geração de novos postos de emprego. Para Andrade, as atribuições TST deveriam ser repassadas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem uma visão mais ampla da sociedade brasileira.

Infraero - A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima receber mais de 5 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques, em seus aeroportos neste fim de ano, e um movimento de aeronaves superior 42 mil pousos e decolagens até 06 de janeiro de 2019. A preparação para receber o fluxo intenso de passageiros começou em novembro e passou pela manutenção preventiva de esteiras de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque, escadas rolantes, raios-x e detectores de metal.



Nenhum comentário: