27 de dez. de 2018

Inflação da construção civil aumenta 3,9% em 2018, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas

GIRO ECONÔMICO

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) fechou o ano de 2018 com inflação de 3,97%, segundo dados divulgados na última sexta-feira (21) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Entre os grandes grupos, os materiais e equipamentos tiveram inflação de 6,94%, os serviços, de 4,22% e a mão de obra, de 1,99%. 

O item que mais encareceu em 2018 foi o material metálico para estrutura, que teve alta de preços de 10,24%. Em seguida, aparecem as esquadrias e ferragens (9,37%), a instalação hidráulica (8,64%), equipamentos para transporte de pessoas (7,37%), material de madeira para estrutura (6,89%), instalação elétrica (6,61%) e material para pintura (6,02%). Os itens com menores variações de preços foram as pedras ornamentais para construção (1,27%), mão de obra especializada (1,68%), mão de obra técnica (2%) e mão de obra auxiliar (2,06%).

A inflação do INCC-M ficou em 0,13% em dezembro deste ano. A taxa é inferior ao resultado de novembro (0,26%). 

Abatedouro - A Agência de Defesa Agropecuária (Aged) concedeu o Título de Registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para o Frigorífico Frigotal, na cidade de Barra do Corda. O registro é a garantia de que o novo abatedouro preenche os requisitos higiênicos e sanitários para desenvolver as atividades de abate e manuseio de produtos de origem animal, podendo realizar a comercialização destes produtos em todo território estadual. O empreendimento vai gerar trinta empregos diretos e duzentos indiretos. 

Rua Grande - Com a entrega, neste sábado (22), das primeiras quatro quadras requalificadas na Rua Grande, os empresários do setor lojista estão mais otimistas com a volta do público consumidor ao Centro Histórico de São Luís, pois, além de mais bonita, a tradicional via do comércio, está mais segurança, com mobilidade facilitada e sem fiação elétrica aérea, ou seja, está bem mais convidativa para quem pretende fazer suas compras. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2019. 

O empresário Sampaio Peixoto recebeu do diretor da 
Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta, 
o Registro no Serviço de Inspeção Estadual concedido 
para o Abatedouro Frigorífico Frigotal, de Barra do Corda 
Maracap - A Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, realiza nesta quinta-feira (27), às 13h45, o sorteio do Maracap, cuja maior premiação é um Fiat Mobi (1.0 Fire Flex SP zero km), mas com trinta rodadas da sorte de R$ 500,00 cada. 

Nordeste - Para desespero dos políticos que diziam ter ele preconceito com nordestinos, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) parece mesmo disposto a acabar com o drama da seca no Nordeste. Numa postagem em seu Twiter, dia de Natal (25), ele anunciou, para janeiro, a instalação do piloto de uma usina para dessalinização da água, numa parceria com Israel. O objetivo do projeto é recuperar água salobra dos poços perfurados nas áreas mais atingidas pela seca e aproveitar água do mar para irrigar a região. 

Portos - Com movimento superior a 161,9 milhões de toneladas, entre janeiro e outubro, Ponta da Madeira, administrado pela Vale, se mantém líder no ranking de movimentação de cargas nos portos brasileiros. O Itaqui, que registrou movimento de 18,4 milhões de toneladas, é o 11º no ranking geral e o sexto entre os portos públicos. Os números são da Agência de Transporte Aquaviário (Antaq), mas, segundo a Empresa de Administração Portuária (Emap), o Itaqui ultrapassou a marca de 21 milhões no Natal.

Nenhum comentário: