24 de dez de 2018

Diretor do Senac recebe título de Ciadão Pinheirense pelas contribuições ao desenvolvimento do município

GIRO ECONÔMICO

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Ahirton Lopes, encerra 2018 com mais um reconhecimento pelo seu trabalho em favor da educação profissionalizante, e a homenagem veio da Câmara Municipal de Pinheiro, que concedeu a ele o título de Cidadania Pinheirense, iniciativa do vereador Oziel Menezes, em reconhecimento à iniciativa de construir no município um Centro de Educação Profissional, o que, segundo ele, vai contribuir com o desenvolvimento social e econômico do município. 

Ao agradecer a homenagem, Airton disse que "orgulha-me o Título, em especial, pelas razões que fundamentaram a proposição: o trabalho que temos desenvolvido à frente das equipes no Senac no Estado do Maranhão, em especial à construção de uma moderna e bem equipada unidade educacional em Pinheiro, que deve atender aos mais de 20 municípios localizados na região da baixada maranhense".

O Centro de Educação Profissional de Pinheiro, que tem inauguração prevista para agosto deste ano, vai atender cerca de vinte municípios da Baixada Ocidental. 

Ambev - Caso caia no gosto dos maranhenses e passe a ser consumida em larga escala no estado, onde será vendida com exclusividade, a cerveja Magnífica, lançada pela Ambev, deverá criar renda para cerca de 500 agricultores familiares maranhenses, que poderão se tornar fornecedores de mandioca, a matéria prima da bebida. A informação é do presidente da cervejaria, Bernardo Paiva, que diz já estarem cadastrados 78 pequenos agricultores, todos do tabuleiro de São Bernardo, na região do Baixo Parnaíba. 

Proibição - Os políticos vão continuar impedidos de serem indicados para direção e conselho de estatais, bem como das agências reguladoras, pois a emenda ao texto original sobre regulamentação desses órgãos, feita na Câmara Federal, foi rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida por Edison Lobão (MDB-MA). As mudanças na Câmara não agradaram ao autor do projeto, Eunício Oliveira (MDB-CE), que fez críticas ao novo texto, nem aos demais integrantes da CCJ. 

Na solenidade de entrega de título de Cidadania Pinheirense, 
o momento em que o vereador Oziel Menezes, autor da homenagem, 
fazendo a entrega do diploma ao diretor regional do Senac,
José Ahirton Lopes
Comércio - A partir desta quarta-feira (26), os estabelecimentos comerciais mudam o foco e passam a concentrar suas vendas em produtos mais ligados às festas da virada do ano, com destaque para roupas, calçados etc. 

Deodoro - Após inauguração da primeira etapa das obras de requalificação do Complexo Deodoro e Rua Grande, as atenções da prefeitura devem se voltar para solucionar o problema criado com a transferência de vendedores ambulantes para o entorno do Liceu Maranhão, no Parque Urbano Santos, onde se criou uma feira desorganizada. O mais provável é que sejam criados quiosques nas alamedas Silva Maia e Gomes de Castro para venda de jornais, revistas, água, refrigerantes etc, como há todas as praças do mundo. 

Confraternização - Os negócios não foram favoráveis para as empresas de eventos, pois, apesar da realização de algumas festas, os contratos tiveram valores bem inferiores dos anos anteriores. Segundo um empresário do ramo, as tradicionais confraternizações caíram cerca de 50% e as mantidas, diminuíram 50% nos números de convidados e produtos consumidos. Ele cita o exemplo de um cliente que sempre fazia festas com pelo menos duzentos convidados e neste ano o número não passou de sessenta, um corte acima de 60%.

Nenhum comentário: