21 de dez de 2018

TCE vai continua defendendo a boa aplicação dos recursos públicos, diz o novo presidente, Nonato Lago

Nonato Lago (E) vai suceder Caldas Furtado na presidência do TCE-MA
GIRO ECONÔMICO

Ao discursar quarta-feira (19), após ser escolhido, pela quarta vez, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Nonato Lago disse que na sua gestão os trabalhos desta Corte de Contas vão continuar avançando a fim de garantir a boa aplicação dos recursos públicos pelos seus gestores. 

O ideal, segundo ele, seria que esse tipo de controle nem existisse, pois teria-se a certeza de que o dinheiro da sociedade estaria sendo aplicada de forma correta em seu benefício, porém imaginar isto ainda é um sonho, pois o Brasil estaria no mesmo nível dos países escandinavos – Dinamarca, Suécia e Noruega – onde tem-se a certeza desse zelo. Ele elogiou os presidentes que o antecederam a partir de 2002, quando esteve pela última vez no cargo, pois entende que cada um, a seu modo, contribuiu para o TCE se fortalecer.

Nonato Lago terá como vice, Washington Oliveira (ex-vice-governador do Estado); auditor, Álvaro César Ferreira (ex-presidente); e ouvidor, José Caldas Furtado (a quem está sucedendo). Ele foi empossado automaticamente, mas, devido ao recesso, exerce o cargo em definitivo a partir de janeiro. Leia reportagem em MARANHÃO HOJE.

Aeroporto - Com a chegada das festas de fim de ano e das férias de verão, os passageiros que utilizam o Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, vão contar com mais uma rota a partir desta sexta-feira (21), quando entra em operação um voo extra da Azul numa ligação com Campinas (SP). O voo ficará disponível até 03 de fevereiro de 2019. O trecho será realizado em uma aeronave Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros, com duração de 2h50min. O voo ocorrerá às quartas, sextas e domingo. Lei mais em MARANHÃO HOJE. 

Cana - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (20), o terceiro levantamento da safra 2018/19 de cana-de-açúcar, pela qual o país terá recorde na produção total de etanol, que chegou a 32,3 bilhões de litros, 18,6% a mais em relação à safra passada. No Maranhão, que deverá registrar uma colheita de 2,068 milhões de toneladas de cana, a previsão é de uma queda 512,2 mil litros de etanol, saindo de 162,6 milhão para 162,1 milhão, ou seja, -0,3%. 


Na comemoração dos 50 anos da Federação das Indústrias, o presidente 
Edilson Baldez ladeado pelo vice-governador Carlos Brandão (E) e 
o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior 
Sistema S - As entidades que geranciam o Sistema S ganharam apoio da Força Sindical com a ameaça de "facada" por Paulo Guedes. Segundo o órgão sindical, poucas organizações funcionam em nosso País tão bem quanto o Sistema S. Que o governo queira aperfeiçoar mecanismos de fiscalização, tudo bem. Mas intervir, mandar cortar e “dar facada” não beneficiaria a população e não cabem num regime democrático. 

Indústria - Ao discursar na solenidade de comemoração dos 50 anos da Federação das Indústrias (Fiema), o vice-governador, Carlos Brandão Júnior, revelou uma transação até desconhecida de muitos empresários: o seu pai era proprietário de uma fábrica de beneficiar babaçu em São Luís e quando quis se desfazer do negócios procurou duas das maiores família do ramo, a de Armando Gaspar e a de Bento Mendes, e na disputa sobre quem oferecia mais, venceu a família Gaspar, no ato representado pelo filho Carlos. 

Cervejaria - Breve a novidade deve chegar a São Luís: a Cervejaria Aquiraz, da Ambev, localizada a 30km da capital Fortaleza, abre suas portas a partir desta sexta-feira (21) para visitas guiadas. O tour é uma experiência cervejeira completa. Nele, é possível acompanhar de perto a criação, elaboração e degustação da bebida mais popular do planeta. Antes, a experiência foi adotada nas cervejarias de Agudos, em Guarulhos, de Jaguariúna, em São Paulo; Adriática, no Paraná; Rio de Janeiro; e a de Pernambuco, em Itapissuma.

Nenhum comentário: