18 de jan de 2019

Ministério do Turismo destaca importância da rodovia Paulino Neves - Barreirinhas para a Rota das Emoções

GIRO ECONÔMICO

O Ministério do Turismo deu amplo destaque em seu portal (www.turismo.gov.br) à inauguração da rodovia entre Barreirinhas e Paulino Neves, nos Lençóis Maranhenses. Diz a postagem: 

“A Rota das Emoções, formada por 14 destinos litorâneos do Ceará, Piauí e Maranhão, acaba de ganhar um novo trecho pavimentado entre dois municípios dos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas e Paulino Neves. As duas cidades ficam no entorno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que recebeu, em 2018, mais de 118 mil visitantes. A pavimentação, além do conforto aos motoristas e passageiros, encurtará em 400 km o trajeto entre o Maranhão e os outros dois estados incluídos na Rota das Emoções. Com a novidade, todo o roteiro poderá ser feito também em carros de menor porte, sem a necessidade de o turista alugar carro 4x4. A MA 315 tem 38 quilômetros, sendo 10 quilômetros de piso intertravado em áreas urbanas - tipo de calçamento feito com pequenos blocos de cimento sobre a areia”. 

Ainda de acordo com o MTur, “o aspecto rústico gera baixo impacto ambiental. Além de facilitar o escoamento da água de chuva, a ecorodovia combina com as características do destino de natureza e aventura, contribuindo para a preservação da fauna e da flora”. Leia reportagem em MARANHÃO HOJE.

Varejo - O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, e os diretores José Terceiro e Sílvio Soares estão em Nova Yorque (EUA) participando da NRF Big Show 2019, maior evento do varejo mundial. Um grupo de brasileiros, comandado pela Confederação Nacional do Comércio (CNDL), está cumprindo agenda de palestras e conhecendo experiências de sucesso das principais redes varejistas do mundo e interagindo em lojas modelos em inovações que podem ajudar varejistas a melhorar a relação com clientes. 

Crediamigo - Maior programa de microcrédito urbano do país, o Crediamigo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) encerrou 2018 com R$ 1 bilhão em empréstimos no Maranhão, ampliando os recursos destinados a microempreendedores no estado em 10% na comparação com o ano anterior. Em quantidade de operações, o programa cresceu 7,8% e atingiu cerca de 372 mil empréstimos, o que corresponde à média de mais de mil por dia, revelando o impacto positivo para a manutenção da economia maranhense. Leia detalhes em MARANHÃO HOJE.

Na visita de Raimundo Coelho (D), presidente do Sebrae-MA, 
à Federação do Comércio, quarta-freira (16), Antônio Garcês, 
José Ahirton  Lopes (Senac), Celso Gonçalo (vice-presidente
do Sebrae) e José Arteiro da Silva (Fecomércio)
Turismo - Muitas pessoas que tencionam passam os dias de folia momesca em lugares tranquilos se assustam ao fazerem cotação de preços para destinos maranhenses. Pousadas em Atins, nos Lençóis Maranhenses, por exemplo, estão cobrando preços de cinco estrelas em São Paulo. 

Aeroporto - Os aeroportos de São Luís e de Imperatriz tiveram aumento no movimento de passageiros em dezembro de 2018, na comparação com novembro. Em São Luís foram 152.764 embarques e desembarques contra 126.908 do mês anterior, isto é, 25.856 a mais, o que corresponde a uma variação de 20,3%. Já em Imperatriz, foram 28.682 contra 23.908, isto é, 2.826 a mais, o que corresponde a 8,14%. Somados, registraram 181.446 em dezembro contra 150.816 de novembro, 30,6 mil a mais, o que corresponde a um aumento de 20,3%. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Parceria - O presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Raimundo Coelho, empossado nesta quinta-feira (17), foi recepcionado na Federação do Comércio pelo seu presidente, José Arteiro da Silva, e pelo diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Airthon Lopes. Na reunião, Coelho falou das parcerias entre as instituições a fim de fortalecer pequenos negócios da área comercial, serviços e turismo no estado.

Nenhum comentário: