13 de jan de 2019

Governo Federal aperta o cerco a motoristas envolvidos em assaltos a caminhões e contrabando de cargas

GIRO ECONÔMICO

O governo federal sancionou, sexta-feira (11), a lei nº 13.804/2019, que dispõe sobre medidas de prevenção e repressão ao contrabando, ao descaminho, ao furto, ao roubo e à receptação de cargas em todo o país. A norma altera o Código de Trânsito Brasileiro e determina que o condutor de veículos condenado em decisão judicial transitada em julgado por um esses crimes terá seu documento de habilitação cassado ou será proibido de obter a habilitação para dirigir pelo prazo mínimo de cinco anos. 

A medida penaliza motoristas que forem coniventes com o roubo de cargas. Para o presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), José Hélio Fernandes, a punição é um avanço porque existem casos de quadrilhas organizadas que acabam cooptando os condutores para participação no crime.

“Ninguém tem interesse em prejudicar os motoristas, mas a regra impõe a ele a responsabilidade de não correr esse risco. Caso contrário, ele não terá condições de ser condutor profissional”, avalia.

Supermercados - Já estão definidos os palestrantes do Seminário Oportunidades para a Cadeia Produtiva do Atacado e Varejo Supermercadista do Maranhão, que será realizado quinta-feira (17), no Rio Poty Hotel. São eles: Flávio Dino (governador do Estado), Simplício Araújo (secretário de Indústria e Comércio), Luís Nassif (jornalista), Roque Antônio Carraza (advogado tributarista), Marcellus Ribeiro Alves (secretário estadual de Fazenda) e Dyego Henrique de Oliveira (ex-ministro de Planejamento). 

Matopiba - Se fosse um estado, o Matopiba, formado pelo Sul do Maranhão, Piauí e Bahia e Norte do Tocantins, seria o terceiro maior produtor de grãos do país. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2019, os quatro estados vão colher 22,895 milhões de toneladas, atrás de Mato Grosso (63,367), Paraná (37,041) e Rio Grande do Sul (35,031). Com colheita estimada em 5,421 milhões de toneladas, o Maranhão é o segundo maior produtor da fronteira agrícola, perdendo para a Bahia (8,455 Milhões). 

Os presidentes da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (E), 
e do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, sinalizaram no encontro 
de quinta-feira (10) uma relação mais estreita em favor dos micro 
e pequenos empresários da capital 
Capital - O economista Luiz Gonzaga Belluzzo e o governador Flávio Dino participam nesta segunda-feira (14), às 18h30, no Convento das Mercês, em São Luís, do Diálogos Capitais, evento da revista Carta Capital que vai debater o tema Bancos Públicos Sob Ataque: Desafios, Riscos e Perspectivas. 

Alcântara - O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou nesta quinta-feira (10) o nome do novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, que conhece em detalhes os desafios para tornar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) numa base para lançamentos comerciais de satélites estrangeiros. Pontes diz que o objetivo é garantir que o CLA preste serviços de "classe mundial e estabeleça uma nova governança". 

Maciel - A rede Maciel começa a dar sinais de que está nos últimos suspiros para decretação de seu fechamento. Com o mix cada vez mais reduzido e gôndolas vazias, a empresa decidiu esta semana retardar em uma hora a abertura e antecipar em duas o fechamento de suas lojas, ou seja, opera das 08h às 20h, a fim de conter gastos com energia e por não compensar manter equipes de trabalhadores cumprindo longa jornada sem quase ninguém para atender. Especula-se que falta pouco para ser adquirida pelo Grupo Mateus.

Nenhum comentário: