25 de jan de 2019

Prefeituras são orientadas sobre providências para a inclusão de seus municípios no Mapa do Turismo

GIRO ECONÔMICO

Já está disponível no portal do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) o documento sobre os novos critérios, compromissos e recomendações que deverão ser observados pelos municípios que visam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019. O Mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor.

O MTur compilou também um conjunto de perguntas e respostas que facilitam o entendimento do processo de atualização do Mapa. São mais de 20 questionamentos cuidadosamente esclarecidos. Entre elas está a lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa – o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio destaca que o Mapa do Turismo é o principal instrumento de convergência das ações capitaneadas pelo MTur em parceria com estados e municípios. “É um modelo participativo de gestão e desenvolvimento, que observa características peculiares de demanda de cada cidade. Esse olhar permite que cada destino lapide suas vocações para o setor”, explica.

Diniz - As Óticas Diniz, maior rede do varejo óptico do país, estão entre as “50 Maiores Marcas de Franquias do Brasil”, na 14ª posição na pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que revela as principais marcas em número de unidades. O estudo não abrange apenas o setor óptico, mas todo o varejo nacional. A pesquisa revela as principais redes do País em número de unidades e foi realizada exclusivamente com as marcas associadas da ABF, de todas as áreas do franchising nacional.

Embrapa - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais) reuniu, nesta quinta-feira (24), representantes das instituições participantes do Projeto Hortas Pedagógicas e outros convidados para discutir as ações do Comitê Gestor e a programação do projeto, que é uma parceria entre Ministério da Cidadania (ex-Ministério do Desenvolvimento Social – MDS) e a Embrapa para criar ferramentas que possam contribuir com a melhoria da segurança alimentar e nutricional do Maranhão e Piauí.

O advogado Alexandre Lago prestigiou, em Portugal,
a defesa da dissertação da esposa, Cristiane Lago,
promotora de Justiça que concluiu Mestrado em 
Ciências Jurídico Políticas na Universidade 
Portucalense, conveniada no Maranhão com o Centro 
de Estudos  Constitucionais e de Gestão
Pública (CECGP)
Famem - De quem é a Federação dos Municípios? Ao registrar sua candidatura, Erlânio Xavier apresentou sua chapa com o nome A Famem é Nossa. Já que o presidente Cleomar Tema, que tenta a reeleição, respondeu dando o nome à sua de A Famem é de Todos Nós.

Engenho - Reconstruído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Engenho Central São Pedro, de Pindaré-Mirim, está sendo adaptado para funcionar como Centro de Cultura e espaço para cursos e capacitação técnica para a população do município e região. Além do espaço de exposições, haverá biblioteca, cineteatro que pode ser também utilizado como auditório e salas disponíveis para a oferta de cursos.

Correios - Nesta sexta-feira (25), os Correios comemoram 356 anos de serviço postal no Brasil e dedicam a data a um dos profissionais responsáveis pela credibilidade e reconhecimento da população: o carteiro. Dos cerca de 106 mil empregados, 57 mil são carteiros, que entregam anualmente de 6 bilhões de objetos postais em todo o país, atividade com desempenho reconhecido por premiações e pesquisas. No Maranhão são 1.559 empregados, sendo 770 carteiros, que entregaram em 2018 quase 145 milhões de objetos postais.

Nenhum comentário: