27 de jan de 2019

Senai dispõe de mais de 500 vagas para este ano em vários cursos de aperfeiçoamento e iniciação profissional

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai) dispõe de pelo menos 500 vagas para cursos na habilitação técnica (1.200h), qualificação profissional, aperfeiçoamento e iniciação profissional, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Raimundo Franco Teixeira, localizado no Monte Castelo. Só na área de vestuário são sete cursos, dentre eles, Customização Upcycling, Confecção de Peças em Máquina Industrial e Técnicas de Vitrinismo. 

Na área de informática, serão realizados os cursos Técnico em Informática; em Segurança no Trabalho, Aperfeiçoamento de NR 10 Básica e NR 10 Complementar; em Aperfeiçoamento Industrial, os cursos de Reparador de Circuitos Eletrônicos e Comandos Lógicos Programáveis – CLP, ambos do segmento da Eletrônica; em Indústria 4.0, curso de iniciação profissional de Automação de Processos Industriais; e na área de energia, curso Técnico em Eletrotécnica, também com início em 4 de fevereiro.

As inscrições devem ser realizadas na própria unidade, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo, e a lista completa de cursos está disponível no site www.fiema.org.br/senai.

Gastronomia  - A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, garante que em março será inaugurado o Museu da Gastronomia, cujas obras se arrastam desde a gestão de Tadeu Palácio, ou seja, há mais de uma década. Localizado num casarão de arquitetura colonial na Rua de Nazaré (Centro Histórico), o museu terá uma mostra permanente de produtos mais consumidos na culinária maranhense e realizará cursos de capacitação uma vez por mês, oportunidade em que o resultado do aprendizado será disponibilizado para degustação dos visitantes. 

Empregos - Indústria de Transformação, com saldo de -181, e Construção Civil, com -3.307, foram os setores que tiveram desempenho negativo na geração de empregos no Maranhão em 2018. O melhor desempenho foi para Serviços, que manteve 8.596 postos de trabalho preservados, vindo em seguida Comércio (2.292), Agropecuária (1.334), Administração Pública (434), Serviços Industriais de Utilidade Pública – SIUP (404) e Extração Mineral (77). Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Na sua posse na presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA,
Raimundo Coelho, com os presidentes dos sindicatos dos produtores
rurais de Açailândia (Sinpra), Paulo Lira, e de Bacabal, Ramon Arrais 
Alumar - Não faltaram pregadores do caos nas redes sociais para anunciarem que São Luís corre o risco de tragédias iguais às de Minas Gerais com rompimento das barragens do Consórcio Alumar. Nada a ver: a indústria de alumínio guarda seus resíduos em tanques, ou seja, sem riscos de rompimento. 

Futebol - Os primeiros jogos do Campeonato Maranhense serviram para antecipar os esforços que vão sacrificar dirigentes de clubes e da Federação Maranhense de Futebol para tornarem a competição lucrativa. A maior renda até aqui foi de R$ 7 mil, ou seja, não cobriu nem as despesas do espetáculo, e como não há muitas empresas dispostas a patrocinar as agremiações e torcedores que queiram pagar ingressos, têm que buscar outros recursos, sabe-se lá de onde, para pelo menos pagar a folha de jogadores, comissão técnica etc. 

Jovens  - A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) realiza, quarta-feira (30), a partir das 19h, no espaço Bumba Cultura do Shopping da Ilha, o primeiro evento da programação para comemorar 15 anos de fundação. Será uma rodada de palestras com Emílio Bello (Farmácias Garrido) e Diego Cavalcante (Brownie Club), que vão apresentar cases de sucesso no mercado maranhense. Constam ainda da programação ao longo do ano o Feirão do Imposto, Rodada de Negócios e Semana Global do Empreendedorismo.

Nenhum comentário: