3 de jan de 2019

Vale recebe até dia 10 inscrições para o Jovem Aprendiz com vagas para as cidades de São Luís e Açailândia

GIRO ECONÔMICO

A Vale está com inscrições abertas até o próximo dia 10 para o processo seletivo do seu programa Jovem Aprendiz com 219 vagas para São Luís e 30 para Açailândia, sendo que 50%, preferencialmente, serão destinadas a pessoas com deficiência. Para se inscrever, os jovens deverão residir nestes dois municípios, ter idade entre 14 e 21 anos, e estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou já ter concluído estas etapas. 

Não há limite de idade máxima para pessoas com deficiência. Em São Luis será oferecido os cursos técnicos em Eletrônica (matutino e vespertino), Eletrotécnica (vespertino), Logística (vespertino), Segurança do Trabalho (matutino), Edificações (vespertino), Eletromecânica (matutino), Soldagem (vespertino). Em Açailândia será oferecido o curso técnico em Eletromecânica (vespertino).

O processo seletivo é composto de etapas que incluem prova on-line, dinâmica de grupo, avaliação psicológica, exames médicos, entre outros. Todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias.

Parceria - Embora o assunto não tenha sido abordado explicitamente, empresários que compareceram à posse do governador Flávio Dino (PCdoB) para o segundo mandato, terça-feira (1º), saíram convencidos de que o bom relacionamento mantido nos últimos quatro anos será mantido, inclusive já aguardam o anúncio da agenda de reuniões do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), colegiado criado em 2015 para que poder público e iniciativa privada pudessem debater temas ligados ao setor produtivo. 

Cheque - Quando, em novembro passado, o governador Flávio Dino (PCdoB) enviou à Assembleia Legislativa, projeto de lei que reajusta o ICMS de diversos produtos, dentre eles os combustíveis, uma das justificativas para essa elevação do tributo seria a criação de um programa pelo qual o imposto da Cesta Básica seria devolvido a famílias carentes. Nesta terça-feira (1°), ao ser empossado na Assembleia Legislativa, ele assinou o decreto que cria o programa, que atenderá 22,2 mil neste primeiro ano. 

Prestigiando a posse do governador Flávio Dino (PCdoB),
terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa, o advogado Alex
Murad, o tenente-coronel Sousa Filho (comandante do 25º BIS), Luciano
Valentim (comandante do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA)
e Edilson Baldez (presidente da Federação das Indústrias)
Salários - Os trabalhadores certamente esperavam mais, porém o aumento do salário mínimo que o ex-presidente Michel Temer deixou para o sucessor definir o valor foi fixado em R$ 998 no primeiro decreto assinado por Jair Bolsonaro, ainda na terça-feira (1º) após receber a faixa presidencial.

Renúncia - O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Luiz Nelson Guedes de Carvalho, e o conselheiro Francisco Petros Oliveira Papathanasiadis apresentaram, terça-feira (1º), suas renúncias aos cargos, bem como aos Comitês do Conselho dos quais faziam parte. Em nota divulgada nesta quarta (02), a Petrobras, ao informar os pedidos de renúncia, anunciou que, por decisão do Conselho de Administração, o Jerônimo Antunes exercerá interinamente as funções da presidência do conselho. 

Parques - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deve autorizar a iniciativa privada exploração turística em sete parques nacionais, dentre eles Lençóis Maranhenses, cujo edital será publicado este ano. Pau Brasil (Bahia) e Chapada dos Veadeiros (Goiás) tiveram contratos assinados em 2018 e a do Itatiaia, (Rio de Janeiro e Minas Gerais), segue sob licitação. Foz do Iguaçu (Paraná), Tijuca e Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro) e Fernando de Noronha (Pernambuco) já exploram esse tipo de serviço.

Nenhum comentário: