13 de fev de 2019

Associação Comercial do Maranhão leva empresários para intercâmbio comercial em Portugal no mês de novembro

GIRO ECONÔMICO

A Associação Comercial do Maranhão lança nesta quarta-feira (13), às 19h, a Missão Empresarial Internacional com destino a Portugal, prevista para novembro. A consultora Ely Ribeiro, especialista em missões internacionais, apresentará as oportunidades de negócios em terras lusitanas. Esta será a segunda missão realizada pela Associação Comercial, que em 2018 levou um grupo ao Chile. 

De acordo com o presidente da ACM, Felipe Mussalém, a troca de conhecimentos e experiências entre empresários do Maranhão com de outros países tem sido um marco de sua gestão. “São oportunidades para empreendedores maranhenses visitarem empresas de mercados internacionais a fim de conhecer as boas práticas de gestão, além de expandir os negócios para fora do país”, acrescenta.

Vale destacar que uma das cidades a serem visitadas em Portugal, o Porto, foi eleita a melhor da Europa para se visitar este ano e a segunda em todo o mundo, ficando atrás a´penas de Oaxaca City, no México. Leia programa completa em MARANHÃO HOJE.

Reforma - A maioria dos integrantes do Congresso Nacional é a favor da Reforma da Previdência Social, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pelo banco BTG Pactual. Na Câmara, 82% são favoráveis, enquanto no Senado, o percentual chega a 89%. A maioria defende a inclusão dos militares e discordada da mesma idade para homens e para mulheres. O levantamento do BTG Pactual foi realizado pelo instituto de pesquisa FSB entre os dias 4 e 8 de fevereiro, com 235 deputados federais e 27 senadores. 

Lojistas - A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) abre nesta quarta-feira (13), ao meio-dia, no Grand São Luís Hotel (Centro), o calendário de reuniões plenárias do ano. O convidado é o secretário estadual da Fazenda, Marcellus Ribeiro, que falará sobre a política tributária do estado, devendo esclarecer dúvidas sobre a sistemática de cobrança de impostos, especialmente o ICMS. A partir deste ano, a CDL pretende promover maior interação com o empresariado por isto a reunirá terá, além de sócios, convidados. 

O secretário estadual da Fazenda, Marcellus Alves (E), no registro com
o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, Fábio
Ribeiro (D), profere nesta quarta-feira (13) palestra política tributária
do estado, na primeira plenária do ano da entidade
Coordenador - Os 18 deputados federais e os três senadores da bancada maranhense no Congresso Nacional reunidos nesta terça-feira (12) para debater a escolha do seu coordenador, adiaram para março esta definição. Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT) são os postulantes. 

Gestão - O senador Roberto Rocha (PSDB) está convencido de que após as reformas tributária e a da Previdência o Brasil vai dar um salto significativo no crescimento econômico. “Na hora em que o Brasil aprovar a Reforma da Previdência, esse país cresce mais ou menos o que vai crescer o mundo, em 2019: 3,5%. Isso significa que a arrecadação tributária cresce 10%, porque pra cada 1% de crescimento do PIB, cresce 3% a arrecadação tributária”, porém se a reformar não passar “ninguém vai conseguir governar nada”. 

Agricultura - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará este mês oficinas para orientar agricultores familiares no Maranhão com o objetivo de detalhar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As 33 associações selecionadas receberão este ano R$ 3,1 milhões para cultivarem 727 toneladas de alimentos, que serão posteriormente doados a pessoas em situação de insegurança alimentar. Nesta terça-feira (12), a capacitação foi para agricultores do município de Rosário e, dia 18, de Mirinzal.

Nenhum comentário: