8 de fev de 2019

Conab prevê R$ 3,1 milhões em compras pelo Programa de Aquisição de Alimentos de agricultores maranhenses

GIRO ECONÔMICO

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) beneficiará um total de 472 agricultores familiares maranhenses com a compra de sua produção. Ao todo, 33 organizações de pequenos produtores que tiveram projetos contemplados na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) no fim do ano passado receberão, ao longo de 2019, recursos de R$ 3,1 milhões para cultivarem 727 toneladas de alimentos.

De acordo com a modalidade dos projetos aprovados, os agricultores deverão fornecer alimentos como frutas, verduras e grãos para rede socioassistencial do estado, além de equipamentos públicos. A entrega da produção doada teve início ainda no ano passado e se estenderá por 2019 para contribuir no atendimento destas instituições. A ação beneficiará cerca de 36,1 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O PAA tem como objetivo apoiar a comercialização de produtos dos diversos segmentos da agricultura familiar, realizando a aquisição dos alimentos produzidos por meio de associações ou cooperativa, ao mesmo tempo em que destina alimentos aos equipamentos de alimentação e nutrição e à rede socioassistencial.

Lojistas - A Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) realiza na próxima quarta-feira (13) sua primeira reunião plenária, com a participação do secretário estadual da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, que fará uma explanação sobre o sistema tributário estadual, com destaque para o setor de varejo. Para o presidente da CDL, Fábio Ribeiro, o tema tributação sempre atrai o interesse de empresários, pelas constantes atualizações da legislação, pelas mudanças nas estratégias de combate à sonegação etc.

Música - Dois indicadores de mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) tiveram melhoras de dezembro de 2018 para janeiro deste ano. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que antecipa tendências futuras com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços, avançou 4,1 pontos. Com a alta, o indicador chegou a 101,1 pontos na escala que vai de zero a 200, o maior patamar desde abril de 2018. Os resultados sinalizam recuperação do mercado de trabalho.

Ex-tenente do Exército, deputado Wellington do Curso (PSDB) 
dialoga com o comandante do 24º BIS, Sousa Filho, sobre sua 
atuação na Assembleia Legislativa 
Cartão - Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que, de novembro a dezembro de 2018, aumentou de 20% para 25% o número de usuários de cartão de crédito que não conseguiram pagar o valor integral da fatura, passando a entrar no chamado ‘crédito rotativo’.

Luto - A morte do empresário José Medeiros deixou enlutadas três categorias empresariais: de transportes, de automóveis e de turismo, e não apenas no Maranhão, mas também no Distrito Federal e no Piauí. Nos anos 1970, ele fundou a Taguatur Transporte, empresa que explora diversas linhas do transporte coletivo na Ilha de São Luís, e também fundou, na capital, a agência de viagens Taguatur Turismo e a Taguatur Veículos. Os seus negócios estavam presentes também em Teresina (PI) e em Brasília (DF).

Aviação - O governador de São Paulo, João Doria Júnior, decidiu adotar a mesma política para cobrança de ICMS sobre combustível de aviação implantada por Flávio Dino no Maranhão em 2015. A partir de agora, a alíquota, que era de 25%, passa para 12%. Como contrapartida, as companhias aéreas assumiram compromisso de ofertar 490 partidas semanais que terão como destino 38 cidades de 21 estados. Ao todo, serão 70 novos voos domésticos, operados por Avianca, Azul, Gol, Latam, Latam Cargo e Passaredo.



Nenhum comentário: