28 de fev de 2019

Distribuidoras de energia elétrica são multadas pela Aneel por conta do apagão ocorrido em março de 2918

GIRO ECONÔMICO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou pedido de 11 distribuidoras de energia de exclusão de penalidade pelo apagão ocorrido em março do ano passado. As distribuidoras pediram à agência a exclusão, de seus indicadores de continuidade, da interrupção no fornecimento de energia decorrente do blecaute que causou a queda de energia em 13 estados das regiões Norte e Nordeste e afetou estados do Sul e Sudeste. 

Com isso, as distribuidoras terão que fazer pagamentos de compensações superiores a R$ 7 milhões como compensação aos consumidores. A penalidade foi aplicada às distribuidoras: Celpa (PA), Celpe (PE), Cemar (MA), Coelba (BA), Cosern (RN), Enel Ceará, Energisa Borborema (PB), Energisa Paraíba, Energisa Sergipe, Energisa Tocantins e Sulgipe (SE).

Ocorrido no dia 21 de março, o apagão foi ocasionado por problemas em uma linha de transmissão da empresa Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), que transporta energia da hidrelétrica para a Região Sudeste. O blecaute deixou cerca de 70 milhões de pessoas sem luz. 

Trânsito - Apesar de ter sido um dos deputados mais combatentes dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, o secretário estadual das Cidades, Rubens Júnior, está convencido de que seu bom trânsito em Brasília facilitará negociar com os órgãos federais convênios ou liberação de recursos para desenvolvimento de projetos que venham melhorar as condições de vida da população. O secretário diz que tem um grande desafio pela frente: superar ou pelo menos igualar suas realizações às da antecessora Flávia Alexandrina. 

Carnaval - Passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, nesta quinta-feira (28) e no dia seguinte, serão recebidos no clima do carnaval. A Infraero, em parceria com a Secretaria de Turismo do Município de São Luís, promove apresentações de blocos tradicionais do carnaval maranhense: Bicho Terra e Tremendões.  O receptivo será de 13h às 17h30 e durante a ação, uma equipe da Cruz Vermelha fará a distribuição de informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis. 

Na solenidade de posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral, 
o desembargador Cleones Cunha, vendo-se ao fundo o governador 
Flávio Dino, o vice, Tyrone Silva, o vice-governador Carlos Brandão, o 
ex-presidente Ricardo Duailibe e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior 
Agribusiness - As inscrições para a terceira edição do Agribusiness Investor Road Show – Expodireto Cotrijal terminam nesta quinta-feira (28). A rodada de negócios tem por finalidade aproximar investidores estrangeiros de nacionais que possuam projetos de captação de recursos. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de março, em Não-Me-Toque (RS). 

Reforma - Após participar terça-feira (26) à noite, de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Braide disse que os parlamentares vão ter autonomia para mexer no projeto da reforma da Previdência Social. “O que ele [presidente] deixou muito claro é que o Congresso vai ter a liberdade de propor essas alterações e que já há praticamente um sentimento inicial de que vai ter alterações na reforma da Previdência”, disse Braide, que participou da reunião na condição de líder do PMN. 

Cemar - A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informa que foi cientificada da decisão da Justiça Federal sobre possíveis irregularidades em ligações de energia na reserva do Gurupi e que está avaliando a possibilidade de interposição de eventual recurso ou outra medida processual cabível. A empresa diz que o recurso às instâncias superiores da Justiça é direito constitucionalmente assegurado a todo e qualquer cidadão, órgão público ou privado, e que adotará as medidas cabíveis para a proteção de seus direitos.

Nenhum comentário: