14 de fev de 2019

Exposição de artes produzidas por apenados do Sistema Prisional de Pedrinhas está em cartaz no Cunha Machado

GIRO ECONÔMICO

O Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado, em São Luís, manterá em cartaz até 08 de março a exposição “Novos Rumos”, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão (SEAP). A mostra, montada no piso térreo do terminal de passageiros, apresenta ao público uma visão dos trabalhos desenvolvidos por apenados nas unidades do sistema penitenciário do Maranhão. 

São obras de arte, móveis, roupas e artigos de artesanato produzidos nas oficinas de trabalho. De acordo com a SEAP, são mais de 136 oficinas em diversas áreas como artesanato, malharia, serigrafia, salão de beleza, padaria e agricultura. Elas fazem parte das ações de humanização desenvolvidas pela secretaria.

A superintendente do Aeroporto de São Luís, Tayse Brandão, destaca o compromisso da Infraero com as questões sociais, especialmente nas cidades que possuem aeroportos por ela administrados.

Economia - "Perspectivas 2019 para seus investimentos" será a temática de palestra do próximo dia 20 reiro, que contará com os economistas Júlio César Barbosa e Victor Candido, às 19h30, na unidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) no Jaracati, em São Luís. Na oportunidade será lançado o livro “Estratégia de Investimentos em Bolsa de Valores", de autoria de Barbosa, que elaborou a obra após mais de dez anos de atuação no segmento e análises de movimentações do mercado. 

Agronegócio - Continuam abertas até esta quinta-feira (14) as inscrições para o curso técnico em Agronegócio da Rede E-Tec, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nos polos de Viana, Chapadinha, Colinas e Pindaré-Mirim. São 30 vagas para candidatos que tenham terminado o ensino médio, o que deve ser comprovado no ato da inscrição, com apresentação do certificado, histórico escolar, além de documentos comprobatórios da atividade rural (público prioritário). As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/etec 

Na solenidade de posse da nova diretoria da seccional maranhense 
da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente do 
Conselho Federal, Felipe Santa Cruz, e Thiago Diaz, da OAB-MA
Gratuidade - Mais um segmento da população terá gratuidade no transporte público de São Luís: mulheres vítimas de violência doméstica. O cadastramento da vítima para esse serviço será feito após o registro de boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher. 

Paralisadas - Diversos tribunais brasileiros já iniciaram o levantamento das obras públicas paralisadas por decisão judicial para atender solicitação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU), dos Estados (TCEs) e dos municípios (TCM). As informações devem ser enviadas até 15 de março. Os dados ajudarão a compor um diagnóstico sobre empreendimentos públicos suspensos, com posterior indicação de ações no âmbito da justiça capazes de reativá-los. 

Itaqui - Com o embarque de 9,8 milhões de soja em 2018, segundo o Anuário Estatístico da Agência de Transporte Aquaviário (Antaq), divulgado nesta terça-feira (12), o Itaqui se passou a liderar o top 3 neste segmento. Além disso, se manteve entre os três maiores em movimentação de granéis líquidos (combustíveis, produtos químicos, líquidos). Com aumento de aproximadamente 14% em movimentação de fertilizantes, também está entre os cincos que mais importaram a carga em 2018 (1,9 milhões de toneladas).

Nenhum comentário: