5 de fev. de 2019

Insegurança é o maior temor dos caminhoneiros, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte

GIRO ECONÔMICO

A insegurança é o principal ponto negativo da profissão de caminhoneiro. A informação consta da 7ª edição da Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros. Segundo o documento, 65,1% dos profissionais entrevistados consideram como ponto negativo o fato de a atividade ser perigosa/insegura. Além disso, 31,4% deles apontam o fato de a profissão ser desgastante e 28,9% avaliam que o convívio familiar fica comprometido. Com relação à segurança, 7% dos caminhoneiros informaram ter tido seu veículo roubado pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Outro dado significativo é que 49,5% dos profissionais já recusaram viagens por conta do risco de roubo/assalto durante o trajeto.

A pesquisa também revela que 64,6% dos caminhoneiros consideram os assaltos e roubos como o principal entrave à profissão. De acordo com o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, a sensação de insegurança é decorrente do aumento do número de roubo de cargas em todo o país. “Ainda não foi construída nenhuma política pública de segurança que solucionasse esse problema. Apenas no Rio de Janeiro são 10 mil casos por ano. O número é absurdamente alto.”

Os 1.066 caminhoneiros entrevistados também destacaram como pontos positivos da profissão a possibilidade de conhecer novas cidades/países (37,1%), a possibilidade de conhecer pessoas (31,3%) e a flexibilidade de horário de trabalho (27,5%).

Sinduscon - Elaborada pela agência Mallmann Marketing, a nova logomarca do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) foi apresentada nas redes sociais pelo seu presidente, Fábio Nahuz. Segundo ele, a nova identificação visa a uma maior aproximação da entidade com seus associados e a comunidade em geral. Nahuz anunciou ainda um conjunto de medidas que pretende apresentar em breve e que pretende implementar ainda este ano com vistas ao fortalecimento do setor.

Armazenagem - Interessados em armazenar estoques públicos e trabalhar com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) podem solicitar credenciamento. Está disponível no site www.conab.gov.br o edital para habilitação das unidades a fim de prestar serviço de armazenagem para guarda e conservação de produtos da propriedade da União, da Conab ou vinculados a programas governamentais. Para receber produtos agrícolas, o armazém deve respeitar condições adequadas ao Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras (SNCUAO)

Flagrante do momento em que os senadores pelo Maranhão 
Wevertomn Rocha (PDT), Roberto Rocha (PSDVB) e Eliziane 
Gama PPS) se encaminhavam para votar para escolha do novo 
presidente do Senado, sábado (02)
Mesa diretora - Até agora com apenas um parlamentar numa das mesas diretora do Congresso Nacional, André Fufuca, eleito para 4º secretário da Câmara, o Maranhão poderá emplacar nesta quarta-feira outro representante seu na mesa do Senado. Esta pelo menos é a expectativa após as cenas de sexta-feira (1º) e sábado (02).

Nordeste - O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comandou nesta segunda (04) reunião para um debate sobre assuntos de interesse do Nordeste. Participaram representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento Regional; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Educação; Cidadania; e Saúde. O Nordeste, segundo Onyx, terá um olhar especial no governo Bolsonaro, por isto grupos interministeriais vão se reunir com frequência para definir ações prioritárias para a região.

Conhecimento - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abriu edital para selecionar competidores dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPTs) e da comunidade para participarem da Etapa Escolar da Olímpiada do Conhecimento 2019. O objetivo é estimular o aprimoramento permanente dos jovens da comunidade e alunos que se encontram em processo de aprendizagem nos cursos do Senai e incentivar melhores níveis de desempenho dos jovens em cada modalidade da competição.

Nenhum comentário: