14 de fev. de 2019

Proprietários de alambiques são capacitados em Passagem Franca e Pastos Bons sobre fabricação de cachaça

O Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) e Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima), realiza, de  segunda-feira (18) a domingo (24) de fevereiro o curso Tecnologia da Cachaça de Alambique e Boas Práticas de Fabricação nas cidades de Passagem Franca (18 a 20 de fevereiro) e Pastos Bons (22 a 24 de fevereiro).

A ação conta com apoio também das prefeituras de Passagem Franca e de Pastos Bons, Ministério da Agricultura (MAPA), Paladar Alimentos, D&R Alambiques (MG), Acqua Mineira (MG), Cachaça Reserva do Zito, sendo uma ação que faz parte do projeto de Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima).

A meta do curso é reunir produtores, alambiqueiros, proprietários e futuros proprietários de alambiques, engarrafadora ou envasadora de cachaça, apreciadores de cachaça e estudantes de agronegócios para ensinar e orientar sobre todas as etapas do processo produtivo da cachaça de alambique, que serão ministrados por profissionais de Minas Gerais. 

O curso tem carga horária de 24 horas e abordará desde a colheita da matéria prima, a cana-de-açúcar, potabilidade da água, etapas de fabricação (moagem, decantação, preparo do caldo, fermentação, produção, armazenamento, padronização, engarrafamento), além de boas práticas ambientais e de fabricação. Ao final do curso os participantes receberão certificado.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na sede do Sindibebidas, na Casa da Indústria, na Cohama, pelo email sindibebidas@sindibebidasma.com.br, ou pelos telefones: (98) 32363312 ou (98) 991164906. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisa ter 18 anos pra fazer o curso ?