30 de mar de 2019

Alunos do Senac no município de Timon criam sistema de irrigação para ser adotado na agricultura familiar

GIRO ECONÔMICO

Alunos de Aprendizagem em Serviços de Supermercados do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Timon lançaram o Projeto Integrador, pelo qual criaram um sistema de irrigação para ser utilizado na agricultura familiar. 

O sistema se dá com a utilização de um aspersor, aparelho que lança água em gotículas e molha suavemente o solo, mas que comunidades carentes da zona rural não têm condições financeiras para investir nestes sistemas. 

O objetivo do projeto é diminuir os gastos dos produtores com irrigação, uma vez que são utilizados materiais recicláveis, como espaguetes, palitos de pirulito, canos, tapes, pregos, ou seja, materiais que muitas vezes são descartados. Segundo os alunos, todo mecanismo que auxilie na manutenção dessa atividade e, principalmente, ferramentas de baixo custo, é uma boa iniciativa.

O evento reuniu, além de aprendizes e a gerente do Senac, Cristina Camelo Silva, e assessores da Prefeitura Municipal de Timon. 

Pericumã - A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa vai definir uma nova data de visita à barragem do rio Pericumã a fim de verificar in loco os estragos causados pelo rompimento da barragem que causou sérios danos a vários bairros da cidade de Pinheiro. O assunto foi discutido pela comissão, em reunião na manhã da última quarta-feira (27), e contou com as presenças dos deputados Felipe dos Pneus (PRTB0, que é o presidente da Comissão, e Mical Damasceno (PTB). 

Royaties - Na audiência em que o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para debater a cessão da Base de Alcântara para uso comercial pelos estados unidos, o senador Roberto Rocha (PSDB) pediu apoio do governo para uma proposta que pretende apresentar ao Congresso, destinando 1% do faturamento do uso comercial da Base para a melhoria da infraestrutura onde vivem comunidades carentes no Estado, principalmente quilombolas do entorno. Marcos Pontes respondeu que trabalhará para isso dentro do governo. 


Em visita ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nonato
Lago (C), diretores do Conselho Regional de Contabilidade anunciaaram
diversas ações em parceria dos dois órgãos para capacitação de contadores
que prestam serviços para repartições públicas
Turismo - Os agentes de viagens estão com as atenções voltada para Brasília, pois pode ser votado na próxima semana o projeto que pretende reverter decreto presidencial de dispensa de visto para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, medida muito comemorada pelo trade turístico. 

Indústria - O presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, deverá acompanhar, terça-feira (02), o presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira, na visita ao Congresso Nacional, onde fará a apresentação da Agenda Legislativa da Indústria 2019. Pela primeira vez, desde foi lançada em 1996, a cerimônia ocorrerá na sede do parlamento, com a presença de representantes da indústria brasileira, empresários, deputados e senadores. 

Moda - Depois de criar a primeira Planta Piloto de Confecção 4.0 das Américas e formar a primeira turma da pós-graduação Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai CETIQT) realiza, dia 04, em Fortaleza (CE), o 1º Simpósio Brasileiro em Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0. Serão discutidos temas como Cenários e Perspectivas 4.0, máquinas e equipamentos, cases de sucesso, Profissional 4.0 e Ecossistemas de Inovação.

Nenhum comentário: