3 de mar de 2019

Federação das Indústrias e Alumar firmam parcerias para desenvolvimento de ações educacionais

GIRO ECONÔMICO

Os órgãos do Sistema Fiema e a Alumar estão articulando uma parceria para a montagem, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de um projeto de educação profissional para a empresa e seus fornecedores terceirizados, além de palestras sobre educação, empregabilidade e indústria 4.0. 

No que diz respeito ao Serviço Social da Indústria (Sesi), foi oferecida à Alumar a plataforma digital do Sesi Viva +, uma solução tecnológica que proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores ao concentrar a gestão de dados em um ambiente único de saúde e segurança, e estilo de vida do trabalhador da indústria, possibilita a geração de informações qualificadas e estruturadas, além de estudos epidemiológicos para apoiar as indústrias na redução de riscos legais, na redução de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e aumento da produtividade no trabalho. 

Já em relação ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL), estuda-se a possibilidade de se fazer uma imersão internacional com foco na indústria 4.0. 

Hortas - Em continuidade às ações do projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão, foi realizado, dias 21 e 22 de fevereiro, na Embrapa Cocais, o curso de aperfeiçoamento profissional em fundamentos da produção orgânica de hortaliças. A capacitação teve participação de engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e profissionais de áreas correlatas das instituições públicas municipais envolvidas. O objetivo foi nivelar o conhecimento das técnicas da produção, considerando a legislação brasileira e os resultados de pesquisas agrícola. 

Cerveja - Quatro lançamentos de novas marcas de cerveja contribuíram para que a Ambev tivesse um bom desempenho em vendas e lucratividade em 2018. Do Rio de Janeiro, onde foi criado um Parque Tecnológico na Universidade Federal saíram duas novas marcas: Skol Hops e Skol Puro Malte. Em Pernambuco e no Maranhão foram criadas duas marcas para consumo regional, a Nossa e a Magnífica, ambas tendo como matéria primeira a mandioca, contribuindo para o desenvolvimento da economia regional. 

No encontro para alinhar parceria com órgãos da Federação
das Indústrias, as executivas da Alumar Perila Moreira, Tereza
Cavalca e Ana Regina Cavalcanti com o superintendente interino
do Sesi, Marco Moura 
Supermercados - Os supermercados, ao contrário dos demais segmentos comerciais, funcionam no período de carnaval, com exceção da terça-feira, quando seus empregados terão a oportunidade de cair na folia ou entrar num retiro bem longe de batidas de tambor, guerra de maisena etc. 

Empregos - Agropecuária foi o setor que teve melhor desempenho na geração de empregos, no mês de janeiro, no Maranhão. Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 1.438 admissões contra 972 desligamento no primeiro mês do ano, o que resultou num saldo de 466 postos de trabalho preservados. As atividades rurais têm ainda um saldo acumulado de 1.679 empregos mantidos no período de 12 meses, quando houve 13.786 contratações e 12.107 desligamentos. 

Inovação - Inovação e Cultura Maker, os desafios do novo ensino médio, avaliação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o desenvolvimento de habilidades emocionais no espaço escolar estão entre os temas contemplados no Congresso IEL de Educação - Caminhos para o Ensino 4.0, nos dias 24 e 25 de abril, numa promoção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), Participam, como palestrantes, especialistas de renome nacional na área.

Nenhum comentário: