5 de mar de 2019

Micro e pequenas empresas garantem saldo positivo na geração de empregos no país em janeiro, segundo Caged

GIRO ECONÔMICO

Ao contrário das médias e grandes empresas, que fecharam mais de 25 mil vagas de trabalho, os pequenos negócios seguraram a geração de empregos no primeiro mês de 2019. Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pela manutenção do nível de emprego no país. 

A exemplo do que ocorreu ao longo de todo o ano passado, elas mantiveram o saldo positivo de postos de trabalho, com a geração de 60,7 mil empregos formais. Já as médias e grandes empresas, ainda sofrendo o impacto da crise econômica, começaram o ano registrando uma extinção líquida de 25,7 mil vagas.

Segundo o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa, embora o saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios no último mês de janeiro tenha ficado 26,4% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, o resultado foi superior aos saldos verificados no mesmo mês de 2015, 2016 e 2017. Leia reportagem em MARANHÃO HOJE.

Aeronaves - O número de aeronaves nos aeroportos da Infraero deve ser menor no carnaval deste ano. Entre os dias 1º e 07 são esperados 12,14 mil pousos e decolagens, 4% a menos em relação a 2018, quando 12,61 mil aeronaves chegaram e partiram. Apesar das tendências opostas entre passageiros e aeronaves, as projeções sinalizam que a ocupação dos voos será maior. “A Infraero está pronta para atender a todos os clientes, sejam viajantes ou companhias aéreas”, afirma o superintendente de Gestão da Operação, Marçal Goulart. 

Imposto - O programa para fazer a Declaração do Imposto de Renda está disponível desde a última semana de fevereiro, portanto, quem quiser aproveitar o feriado do carnaval pode juntar os documentos, preencher os dados e deixar tudo pronto para enviar a declaração entre as 8h do dia 7 de março e as 23h59 de 30 de abril deste ano, pela internet. Quem tem restituição para receber, quanto mais cedo enviar mais rapidamente recebe o valor, mas quem deixa para os últimos dias recebe maior correção pela taxa básica de juros, a Selic. 

Vereadores e representantes e a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, no
encontro para avaliar o projeto arquitetônico da sede da nova Câmara
Municipal, que será instalada no prédio da antiga Fábrica São Luís 
Bancos - Nesta quarta-feira (06), as agências bancárias voltam ao expediente, após quatro dias paradas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos abrirão a partir do meio-dia, com exceção do estado do Rio de Janeiro no qual, em função da Lei 8217 que estabelece feriado estadual, não há expediente em 6 de março. 

Censo - A nova presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, encara o censo 2020 como principal desafio da instituição. De acordo com ela, é complicada a situação do órgão às vésperas do grande levantamento demográfico que é feito a cada dez anos em todo o país. A previsão da pesquisa é cobrir 213 milhões de pessoas, em 71 milhões de domicílios urbanos e rurais, com mais de 240 mil contratos temporários de recenseadores. 

Multado - Não bastasse os péssimos resultados em campo, o Cordino sofreu mais uma derrota, esta no Tribunal de Justiça Desportiva, que, quarta-feira (27), o condenou a uma multa de R$ 3 mil pelo polêmico confronto do dia 09 de fevereiro contra o São José, pela quarta rodada do Campeonato Maranhense. A partida foi paralisada porque torcedores do time visitante ‘invadiram’ o estádio Serejão, em Rosário, que não tinha laudos de segurança, portanto deveria ser mantido s fechado. A Federação Maranhense de Futebol (FMF) também foi multada.

Nenhum comentário: