20 de mar de 2019

Seminário do Senai a ser realizado em Fortaleza debate a adoção do 4.0 na indústria têxtil e de confecções

GIRO ECONÔMICO

Depois de criar a primeira Planta Piloto de Confecção 4.0 das Américas e formar a primeira turma da pós-graduação Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) realiza o 1º Simpósio Brasileiro em Indústria Avançada: Têxtil e de Confecção 4.0, em Fortaleza (CE), no dia 4 de abril 19. Serão discutidos temas como Cenários e Perspectivas 4.0, Máquinas e Equipamentos para a Indústria 4.0, Cases de sucesso da Indústria 4.0 no Brasil, Profissional 4.0 e Ecossistemas de Inovação.

O simpósio é direcionado aos gestores de empresas do setor e contará com palestras e painéis de profissionais altamente qualificados e atuantes nos cenários nacional e internacional, que apresentarão novos dados, cases e tecnologias que terão impacto e aplicação prática na indústria têxtil e de confecção no Brasil.

Após o evento os participantes contarão também com o Espaço Networking, ambiente exclusivo e preparado especialmente para promover a troca de experiências e novos negócios.

Matopiba - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está trabalhando em uma área experimental na região do Matopiba (fronteira agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para levantamento de dados que subsidiarão o marco metodológico mundial das Contas Econômicas Ambientais de Ecossistemas. A área em foco corresponde à bacia hidrográfica do Rio Grande, na Bahia e está inserida no bioma Cerrado.

Previdência - A pesquisa da XP/Ipesp, divulgada nesta segunda-feira (18) ouviu dos mil entrevistados a opinião sobre a reforma da Previdência Social, prioridade na agenda legislativa do governo neste momento. Na avaliação de 64%, a medida é necessária, resultado que é o mesmo do mês anterior e está sete pontos abaixo dos números de janeiro. Já o grupo contrário à reforma chegou a 31%, dois pontos percentuais a mais do que o resultado de fevereiro e nove pontos acima dos números de janeiro.

Na solenidade em que autorizou o uso comercial da Base de Alcântara,
pelos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro cumprimentando
o senador Roberto Rocha (D) sob olhar dos ministros Ernesto Araújo (E),
das Relações Internacionais, e Marcos Pontes, Ciência e Tecnologia
Turismo - Empresários do setor de turismo estimam um incremento em torno de 25% no número de visitantes, principalmente, de note-americanos, após o anúncio de liberação de vistos para turistas dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá, o que gera perspectivas de impacto em vários segmentos do setor.

Aluguel - O Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, registrou inflação de 1,06% na segunda prévia de março. O resultado ficou acima da inflação verificada na segunda prévia de fevereiro (0,55%). Os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A inflação pelo IGP-M é de 8,05% em 12 meses, alta puxada pelos preços no atacado e no varejo. A inflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, subiu de 0,73% em fevereiro para 1,41% em março.

Premiação - Será realizada no próximo dia 27, na Associação Comercial do Maranhão, a entrega do Prêmio Empresa do Ano às que foram eleitas em 2018. Na categoria micro e pequena empresa a premiada é a Impacto Outdoor; na categoria média empresa, a Facial Farmácia de Manipulação; e grande empresa, Rede de Postos Natureza. Na oportunidade será lançada a edição 2019 do Prêmio. Para participar é necessário ser associado à ACM, há pelo menos seis meses, estar em dias com as obrigações estatutárias.

Nenhum comentário: