7 de mar. de 2019

Trabalhador não terá mais desconto em salário para o seu sindicato, mas pode pedir boleto para pagar contribuição

GIRO ECONÔMICO

Está na hora dos trabalhadores mostrarem consciência e provarem que a reforma trabalhista de Michel Temer não enfraquecerá seus sindicatos, mantendo suas contribuições em dia. De acordo com Medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o imposto sindical deve ser pago exclusivamente por boleto bancário. 

Desde a reforma trabalhista que entrou em vigor em 2017, a contribuição sindical deixou de ser obrigatória e os trabalhadores precisam manifestar a vontade de contribuir para o sindicato da sua categoria, mas as empresas podiam continuar a descontar diretamente da folha dos empregados. O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, explica que a medida provisória teve como objetivo esclarecer a natureza facultativa da contribuição sindical.

Apesar do “fora Temer”, muitos trabalhadores aproveitaram a reforma trabalhista para suspender sua contribuição, ou seja, são contra as mudanças, mas ajudam o governo a se encher de razões para propô-la. Trabalhadores, uni-vos! 

Restituição - A partir desta quinta-feira, (07), correntistas do Banco do Brasil já poderão antecipar a restituição relativa ao ajuste anual de Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo de abertura da linha coincide com o primeiro dia de recepção das declarações de Imposto de Renda pela Receita Federal. Com a linha de crédito, é possível antecipar até 100% do valor a ser restituído, limitado a R$ 20 mil, conforme o perfil do cliente. O pagamento será na data do crédito da restituição ou no vencimento do contrato, dia 15 de janeiro de 2020. 

Porto - Mais um problema para o projeto do Porto São Luís: a 8ª Vara Criminal da capital aceitou denúncia do Ministério Público do Maranhão contra a empresa WPR Gestão de Portos e Terminais por crimes ambientais praticados na área do Cajueiro, local, onde a empresa está construindo o terminal portuário. A denúncia aponta que os envolvidos praticaram diversas condutas enquadradas na Lei de Crimes Ambientais: morte de animais silvestres; danificação de floresta; retirada de grande extensão de vegetação etc. 

Eudes Sampaio deve assumir esta semana a Prefeitura de São
José de Ribamar (E) com a renúncia de Luís Fernando, que optou
por integrar a equipe do governador Flávio Dino a continuar
à frente do Município 
Pátio Aberto - As inscrições para o Edital Pátio Aberto 2019 foram prorrogadas até o dia 23 de março. Podem ser inscritas propostas nas áreas de música, teatro, dança, audiovisual e cultura popular; nos formatos show, oficina, espetáculo, seminário, mini festival etc. O regulamento e o formulário de inscrição completos estão disponíveis no nosso site www.ccvm-ma.org.br

Transporte - Após a Câmara Municipal de São Luís aprovar o Projeto de Lei nº 001/2017, que regulamenta o transporte individual de passageiros com uso de aplicativos de celular, uma das empresas que prestam os serviços na capital maranhense se pronunciou sobre a novidade, elogiando os pontos do texto aprovado. A 99 POP, que além de motoristas particulares, atende também a taxistas considera que a medida "representa um avanço para a mobilidade urbana". Uber e Mary Drive ainda não se posicionaram. 

Alimentos - A indústria alimentícia do país trabalha com a perspectiva de aumentar de 2,5% a 3% o volume de produção, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Outros indicadores que podem terminar o ano em alta são as vendas reais, que devem ter avanço de 3% a 4%; e as exportações, que devem atingir US$ 40 bilhões. Os avanços esperados são baseados na evolução da atividade econômica, crescimento do emprego e da renda e também no crescimento das exportações.

Nenhum comentário: