17 de mar de 2019

Vendas de veículos no Maranhão em fevereiro deste ano aumentam na comparação com o mesmo mês de 2018

GIRO ECONÔMICO

Apesar de uma queda de 18,25% na comparação com janeiro, as vendas de veículos no Maranhão em fevereiro deste ano apresentaram um aumento de 22,50% frente ao mesmo mês de 2018, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 6.420 emplacamento mês passado contra 7.853 de janeiro e 5.241 de fevereiro do ano anterior.

Quanto ao acumulado dos dois primeiros meses, o volume deste ano, 14.273, é 13,29% maior do que ao do mesmo bimestre de 2018, quando foram emplacados 12.599. No mês de fevereiro, as vendas de automóveis e comerciais leves somaram 2.236; as de veículos pesados (ônibus e caminhões), 163; de motocicletas, 3.884; implementos rodoviários, 46; e outros, 91.

No que diz respeito aos números apenas de São Luís, foram 1.744 emplacamentos em fevereiro contra 2.197 de janeiro (queda de 20,62%) e 1.427 de fevereiro de 2018 (aumento de 11,20%). No acumulado dos dois exercícios, 3.941 em 2019 contra 3.544 do ano passado, o que corresponde a um aumento de 11,20%. 

Aeroportos - Será divulgado nesta segunda-feira (18) o edital para privatização dos aeroportos Hugo da Cunha Machado (São Luís) e Renato Cortez Moreira (Imperatriz). Também estão na lista dos privatizáveis, os terminais de Goiânia (GO), Teresina (PI), Palmas (TO) e Petrolina (PE), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS), Bagé (RS), Manaus (AM), Tabatinga (AM), Tefé (AM), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). 

Edifício - Considerado um dos prédios comerciais mais modernos de São Luís, o Marcus Barbosa Intelligent Office (MBIO), da Jeová Barbosa Engenharia, localizado na Avenida dos Holandeses (Calhau), ganhou reconhecimento nacional, ao aparecer na 19ª posição no ranking dos Edifícios Mais Altos do Brasil, elaborado pela Alianza Latina. O prédio também se destaca pela beleza e funcionalidade, e para comemorar o reconhecimento, o empresário Jeová Barbosa anuncia a instalação de novos empreendimentos no endereço, dentre eles o BNB. 

O presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez (D), 
com o assessor do Ministério da Economia, Afif Domingos, e o 
ex-deputado federal, Simplicio Araújo (secretário de Indústria e Comércio) 
Pesquisa - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta segunda-feira (18), o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) - um dos componentes do produto interno bruto (PIB) e também aponta a confiança dos empresários no futuro da economia - que registra a evolução da capacidade de produção do país. 

Famem - Na visita de Erlânio Xavier, presidente da Federação dos Municípios (Famem), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiros e auditores que o recepcionaram concordaram num ponto de vista: pela primeira vez a entidade está falando a mesma linguem a Corte de Contas e dos demais órgãos de fiscalização, ou seja, em vez de ficar vitimando seus associados, parte para a orientação de como cumprir as leis, e por isto mesmo uma parceria entre os dois órgãos tem tudo para beneficiar a população. 

Sistema S - O presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, esteve reunido com o assessor especial do Ministério da Economia, Afif Domingos, ex-presidente do Sebrae, com quem debateu a revisão do Sistema S proposta pelo ministro Paulo Guedes. O ex-dirigente do Sebrae destacou que a revisão deve passar pela adoção de metas de gestão e Baldez defendeu que as entidades do Sistema S e que todas devem trabalhar juntas com o governo para fortalecer o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.


Nenhum comentário: