30 de abr. de 2019

Aposentadorias de militares vão impactar negativamente a economia do estados, alerta estudo realizado pelo Ipea

Resultado de imagem para policia militar ma
GIRO ECONÔMICO 

Em pouco mais de uma década, mantendo-se as regras previdenciárias atuais nas Unidades da Federação, 52% do contingente de 456.600 militares estaduais em atividade no Brasil (policiais militares e bombeiros) estarão na inatividade. As simulações feitas apontam que o número de inativos deve dobrar em aproximadamente 25 anos, atingindo a marca de 500 mil indivíduos, o que se acelera porque com a subida de patente estreita-se o prazo para a reserva.

De acordo com o estudo, existem hoje no país aproximadamente 250 mil militares inativos e cerca de 135 mil pensionistas. Os dados estão em dois estudos divulgados nesta segunda-feira (29), pela Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com o estudo, o contingente atual no Maranhão é de 11.285 militares, assim distribuídos: soldados (4.726), cabo (1.858), sargento (3.025), subtenente (294), aspirante ou tenente (460), capitão (305), major (214), tenente-coronel (128), coronel (59). Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Patrocínio - Instalada quinta-feira (25), na Câmara Federal, a comissão especial que analisará a reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PEC 6/19), contará com as presenças de dois maranhenses, os deputados João Marcelo (MDB) e Kleber Verde (PRB). Em reunião na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, líderes partidários indicaram como presidente o deputado Marcelo Ramos (PR-AM). Eleito por 40 votos, ele designou como relator o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

China - Empresários de vários setores participaram, sexta-feira (26), do lançamento da Missão Empresarial Maranhense à China 2019, promovida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), em parceria com Federação das Indústrias (Fiema) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). As missões empresariais visam a fomentar relações comerciais permanentes entre empreendedores maranhenses e de outros países com foco na importação de equipamentos e artefatos e exportação de produtos locais.

No lançamento da missão empresarial China, o secretário de Indústria 
e Comércio, Simplício Araújo (E), o cônsul chinês em São Paulo, He Jun; 
Edilson Baldez (Fiema) e Felipe Mussalém (Associação Comercial) 
Comércio - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que nesta quarta-feira, 1º de maio, o comércio em São Luís não funciona em função do feriado nacional do Dia Mundial do Trabalho.

Economia - O Ministério da Economia espera reduzir despesas acima de R$ 18 milhões por ano com a suspensão de contratação do serviço de ascensoristas e assinatura de jornais e revistas. A suspensão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União, dia 23. A Portaria 179 também suspendeu a compra e o aluguel de imóveis e veículos. Segundo o ministério, nesse caso não há previsão de economia porque essa suspensão já era prevista e adotada em anos anteriores.

Corrida - Os kits da Corrida Sesi do Trabalhador 2019 serão entregues até esta terça-feira (30), das 08h às 20h, na Federação das Indústrias (Fiema), no retorno da Cohama. A ação integra a Festa Sesi do Trabalhador, comemorada nesta quarta-feira (1º de maio). De acordo com o regulamento, o participante que não retirar seu Kit na data e horário estipulados pela organização, ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit, sendo considerado desistente. Não serão entregues kits da corrida no dia do evento e nem após o evento.

Nenhum comentário: