27 de abr. de 2019

Banco do Nordeste recebe até a próxima terça-feira inscrições para o seu Prêmio de Jornalismo 2019

GIRO ECONÔMICO

Encerra-se na próxima terça-feira (30), o prazo para jornalistas e estudantes de Jornalismo fazerem suas inscrições à 15ª edição Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo. Podem concorrer produções veiculadas em território nacional de 1º de janeiro de 2018 a 30 de abril de 2019. O regulamento completo está disponível em www.bnb.gov.br/web/premio-banco-do-nordeste-de-jornalismo

Nesta edição, serão concedidas 18 premiações a trabalhos que tratem do desenvolvimento regional com abordagens econômica, social, cultural ou ambiental. São 17 premiações profissionais, sendo um Grande Prêmio, quatro prêmios nacionais, um prêmio regional para cada estado nordestino e para as áreas de atuação do banco em Minas Gerais e no Espírito Santo, além de um extrarregional.

Concorrem ao Grande Prêmio Nacional produções que tratem do subtema “Microcrédito urbano como ferramenta de desenvolvimento econômico e social”. Retirado o vencedor do Grande Prêmio, todos os inscritos passam a concorrer às demais premiações profissionais. 

Bagagem - O relatório do senador Roberto Rocha (PSDB) apresentado à comissão mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória que autoriza 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas preocupa a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) porque determina volta da franquia de bagagem com até 23 Kg e isto pode afastar novas empresas e investidores interessados no setor aéreo do país. O texto ainda precisa passar por votação na Câmara e no Senado e a MP vale até 22 de maio. 

Construção - O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,49% este mês, ou seja, superior ao 0,19% de março. O indicador acumula taxas de inflação de 1,28% no ano e de 4,32% em 12 meses. Em abril, a principal alta de preços foi observada no setor de materiais e equipamentos (0,71%), principalmente por causa do custo com instalação elétrica, que subiu 1,36%. Os serviços ficaram 0,53% mais caros, puxados pelos serviços pessoais (1,01%). 

Neste sábado (27) completa um século da chegada
ao Brasil do português Antônio Oliveira Gaspar,
que fundou, dentre outras empresas, a A.O. Gaspar.
Pai de 13 filhos, a maioria empresários, Armando no
registro aparece com o ex-presidente da Fiema, Alberto Abdalla.

Leia reportagem em MARANHÃO HOJE.
Loteria - Neste sábado (27), a Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 105 milhões e caso haja apenas um ganhador e aplique todo o valor na caderneta de poupança, receberá mais de R$ 390 mil em rendimentos mensais. O dinheiro é suficiente para comprar 30 apartamentos de luxo e 30 carros esportivos. 

Ônibus - O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Set) se ampara nas estatísticas vindas de Fortaleza (CE) para reforçar sua proposta de eliminar a profissão de cobrador de ônibus, já que a ausência destes teria sido o principal motivo para queda dos assaltos no transporte coletivo. Segundo o secretário de Segurança Pública do Ceará, André Costa, “tirar o dinheiro de dentro dos ônibus é uma ação fundamental para a segurança. Precisamos chegar a 100%, eliminar por completo o dinheiro de dentro dos ônibus”. 

Confiança - Dados do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostram que o Indicador de Confiança marcou 64,1 pontos em março, uma queda de 1,4 pontos ante fevereiro — embora ainda se mantenha acima do nível neutro. Na comparação com março de 2018, quando o indicador estava em 55,3 pontos, houve um avanço de 16%. Pela metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que, acima de 50 pontos, reflete confiança desses empresários e, abaixo dos 50 pontos, reflete desconfiança com os negócios e com a economia.

Nenhum comentário: