3 de mai de 2019

Carlos Gaspar cria pequeno memorial para comemorar centenário da chegada do pai, Armando, ao Maranhão

GIRO ECONÔMICO

Ainda como parte das comemorações do centenário da chegada de seu pai, Armando Oliveira Gaspar, ao Maranhão, o empresário Carlos Gaspar inaugurou, sexta-feira (26), no oitavo andar do Edifício Michelangelo, no Renascença, uma sala que funciona como uma espécie de memorial, onde é possível conhecer detalhes da vida deste português e da atividade comercial que era praticada até a primeira metade do século passado. 

Estão reunidas neste espaço, fotografias, documentos pessoais, livros contábeis e de registros de empregados, equipamentos (máquinas de calcular e de datilografia) e outros objetos que ajudam a compreender como um empresário trabalhava à época. Segundo Carlos Gaspar, no espaço pretende receber visitas e reunir amigos e parentes para um happy hour, enfim manter viva a imagem deste que foi um dos mais importantes empresários maranhenses, cuja visão empreendedora foi continuada pelos filhos.

Armando Gaspar chegou ao Maranhão em 1919 fugindo da guerra e em busca de um futuro melhor e aqui conseguiu, após vários anos trabalhando como comerciário, montar o próprio negócio e formar um importante conglomerado empresarial do estado. Leia cobertura em MARANHÃO HOJE.

Agrobalsas - O presidente Jair Bolsonaro, segundo informação do site MARANHÃO HOJE, deverá fazer, dia 20 deste mês, sua primeira visita ao Maranhão desde a posse. Ele, o vice-presidente, Hamilton Mourão, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, são convidados da Fundação de Amparo à Pesquisa no Corredor de Exportação Norte (Fapcen) para a solenidade de abertura da Agrobalsas, um dos maiores eventos do agronegócio no país e que este ano tem como tema Valorização Territorial no Matopi (Maranhão, Tocantins e Piauí). 

Prouni - A Faculdade Pitágoras de São Luís foi a primeira instituição de ensino privado a manifestar interesse em aderir ao ProUni Municipal, promulgado nesta segunda-feira (29 de abril) pela Câmara Municipal. O programa vai ofertar bolsas de até 100% para estudantes carentes da capital a partir do ano letivo de 2020. “É um projeto inovador e transformador”, diz Adriano Douglas Silva, diretor da faculdade, destacando que com essa lei, o estudante do ensino médio vai direto para o superior, sem descontinuidade no ensino. 

A empresária Luzia Rezende (C) foi reconduzida à presidência da 
Junior Achievement Maranhão para o biênio 2019/20. No registro, com 
os diretores José Domingues (D), Jaqueline Moucherek, Hélio Maia, 
WilsonJúnior e os conselheiros Gina Carneiro e Gilberto Alves 
Futebol - Pode gerar demandas de assinantes ao Procon a quebra de contrato entre clubes de futebol e o PFC, que tinha exclusividade na transmissão do Campeonato Brasileiro. Domingo, dois jogos deixaram de ser transmitidos e quarta-feira outros dois, mas o assinante continua pagando tarifa cheia. 

Comércio - O Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que estima estarem 78% dos consumidores motivados a realizar pelo menos uma compra no período, dado próximo dos 74% observados em 2018. Em números absolutos, a expectativa é de que 122,1 milhões presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nas empresas de comércio e serviços. 

Independência - A decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) de devolver parte do terreno do Parque Independência à Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), que tinha contrato de comodato para administrá-lo até 2025, mas foi interrompido em 2016, os diretores da entidade começaram a se cotizar para reerguer prédios que foram deteriorados desde a desocupação. A expectativa é que até o mês de julho esteja tudo recuperado e Ascem volte a ter seu endereço neste imóvel, onde voltará a realizar a Expoema.

Nenhum comentário: