1 de mai de 2019

Começa nesta quarta-feira a primeira etapa da campanha para imunizar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa

GIRO ECONÔMICO

A partir desta quarta-feira (1º), os criadores da maioria dos estados devem vacinar seus rebanhos contra aftosa. O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, alertou que o calendário de vacinação tem que ser seguido à risca, ou seja, o fazendeiro que não cumprir com sua obrigação será autuado e multado (a multa depende de cada estado) e a vacinação será aplicada mesmo que seja necessária a utilização de força policial. 

A imunidade para saber se os animais foram realmente vacinados é checada com a coleta de sangue, em várias propriedades, de diversos estados. Essa checagem complementa a declaração de vacinação e a nota fiscal de compra apresentada pelos criadores. Se os auditores fiscais constatarem que o rebanho não foi vacinado, o produtor responderá um processo.

Santa Catarina é o único estado sem essa obrigação, por já ser livre de febre aftosa sem vacinação. Em março e abril, teve início a vacinação em parte dos estados de Roraima, Rondônia, Pará e Amazonas. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Trabalhador - Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi), entidade vinculada ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), realiza nesta quarta-feira (1º), na unidade Araçagi, a tradicional festa pelo Dia do Trabalhador, com a realização da tradicional Corrida Sesi do Trabalhador. Com percursos de 5 km e 10 km, em 22 categorias, a prova conta com um itinerário no sentido Raposa. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e troféus. Os demais corredores receberão medalhas de participação. 

Prouni - A Faculdade Pitágoras de São Luís foi o primeira instituição de ensino privada a manifestar interesse em aderir ao ProUni Municipal, promulgado nesta segunda-feira (29 de abril) pela Câmara Municipal. O programa vai ofertar bolsas de até 100% para estudantes carentes da capital a partir do ano letivo de 2020. “É um projeto inovador e transformador”, diz Adriano Douglas Silva, diretor da faculdade, destacando que com essa lei, o estudante do ensino médio vai direto para o superior, sem descontinuidade no ensino. 

A fonoaudióloga Luanne Gabrielle Costa, que coordenou a ação
Seja Amigo da Sua Voz, realizada pela Faculdade Santa Fé,
em comemoração ao Dia Mundial da Voz, orienta os participantes sobre
como proceder para manter as cordas vocais em bom estado 
Gasolina - A Petrobras anunciou, segunda-feira (29), aumento médio de R$ 0,07 por litro de gasolina às distribuidora. O preço final ao consumidor atende às leis de mercado e não depende da Petrobras, podendo ficar acima ou abaixo do aumento nas refinarias. O preço final depende da tributação em cada estado. 

Vale - O Conselho Diretor da mineradora Vale elegeu, segunda-feira (29), Eduardo Bartolomeo para o cargo de diretor-presidente da empresa. Bartolomeu é um executivo sênior com experiência de 10 anos na Vale, tendo exercido a posição de diretor executivo de Logística, Operações Integradas de Bulk Commodities e como diretor executivo de Metais Básicos no Canadá. Foi também membro do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da Vale entre 2016 e 2017. 

Expoema - Tudo indica que a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) voltará a ser realizada este ano, pois o governador Flávio Dino (PCdoB) já sinalizou com cessão de parte do Parque Independência para o evento. O imóvel foi reintegrado ao patrimônio do Estado em 2016 sob alegação de que o governo precisava da área para construir habitações populares voltadas para servidores públicos. Após os cálculos sobre a dimensão do terreno, verificou-se que há terra demais para o projeto habitacional.

Nenhum comentário: