A partir desta quarta-feira (1º), os criadores da maioria dos estados devem vacinar seus rebanhos contra aftosa. O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, alertou que o calendário de vacinação tem que ser seguido à risca, ou seja, o fazendeiro que não cumprir com sua obrigação será autuado e multado (a multa depende de cada estado) e a vacinação será aplicada mesmo que seja necessária a utilização de força policial.
A imunidade para saber se os animais foram realmente vacinados é checada com a coleta de sangue, em várias propriedades, de diversos estados. Essa checagem complementa a declaração de vacinação e a nota fiscal de compra apresentada pelos criadores. Se os auditores fiscais constatarem que o rebanho não foi vacinado, o produtor responderá um processo.
Santa Catarina é o único estado sem essa obrigação, por já ser livre de febre aftosa sem vacinação. Em março e abril, teve início a vacinação em parte dos estados de Roraima, Rondônia, Pará e Amazonas. Leia mais em MARANHÃO HOJE.
Santa Catarina é o único estado sem essa obrigação, por já ser livre de febre aftosa sem vacinação. Em março e abril, teve início a vacinação em parte dos estados de Roraima, Rondônia, Pará e Amazonas. Leia mais em MARANHÃO HOJE.
Trabalhador - Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi), entidade vinculada ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), realiza nesta quarta-feira (1º), na unidade Araçagi, a tradicional festa pelo Dia do Trabalhador, com a realização da tradicional Corrida Sesi do Trabalhador. Com percursos de 5 km e 10 km, em 22 categorias, a prova conta com um itinerário no sentido Raposa. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e troféus. Os demais corredores receberão medalhas de participação.
Prouni - A Faculdade Pitágoras de São Luís foi o primeira instituição de ensino privada a manifestar interesse em aderir ao ProUni Municipal, promulgado nesta segunda-feira (29 de abril) pela Câmara Municipal. O programa vai ofertar bolsas de até 100% para estudantes carentes da capital a partir do ano letivo de 2020. “É um projeto inovador e transformador”, diz Adriano Douglas Silva, diretor da faculdade, destacando que com essa lei, o estudante do ensino médio vai direto para o superior, sem descontinuidade no ensino.
Gasolina - A Petrobras anunciou, segunda-feira (29), aumento médio de R$ 0,07 por litro de gasolina às distribuidora. O preço final ao consumidor atende às leis de mercado e não depende da Petrobras, podendo ficar acima ou abaixo do aumento nas refinarias. O preço final depende da tributação em cada estado.
Vale - O Conselho Diretor da mineradora Vale elegeu, segunda-feira (29), Eduardo Bartolomeo para o cargo de diretor-presidente da empresa. Bartolomeu é um executivo sênior com experiência de 10 anos na Vale, tendo exercido a posição de diretor executivo de Logística, Operações Integradas de Bulk Commodities e como diretor executivo de Metais Básicos no Canadá. Foi também membro do Conselho de Administração e do Comitê Financeiro da Vale entre 2016 e 2017.
Expoema - Tudo indica que a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) voltará a ser realizada este ano, pois o governador Flávio Dino (PCdoB) já sinalizou com cessão de parte do Parque Independência para o evento. O imóvel foi reintegrado ao patrimônio do Estado em 2016 sob alegação de que o governo precisava da área para construir habitações populares voltadas para servidores públicos. Após os cálculos sobre a dimensão do terreno, verificou-se que há terra demais para o projeto habitacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário