14 de mai de 2019

Gestores públicos podem solicitar apoio para realização de obras de infraestrutura turística até o final de maio

 GIRO ECONÔMICO

A partir desta sexta-feira (10) até o fim de maio, gestores estaduais e municipais, empresas e consórcios públicos poderão solicitar apoio financeiro do Ministério do Turismo (MTur) para a realização de obras de infraestrutura turística. As propostas devem ser apresentadas no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) e deverão ter o valor mínimo de R$ 250 mil. “A disponibilização deste recurso é fundamental para que os estados e municípios ampliem e qualifiquem sua oferta, focando em receber cada vez melhor os visitantes e ampliando o número de turistas na região. 

Além disso, são obras que geram mais emprego e renda, a grande vocação do setor”, destaca o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Os recursos para apoio a essas obras serão provenientes da programação orçamentária do Ministério do Turismo. Projetos com o mesmo objetivo apoiados por meio de emendas parlamentares, de caráter impositivo, não estão incluídos.

Desde 2003, o MTur já destinou mais de R$ 10 bilhões para obras de infraestrutura em 4,3 mil municípios. Os projetos vão desde intervenções pontuais em praças e outros atrativos até obras de grande porte: pontes, melhorias em rodovias etc. 

Rua Grande - As obras de requalificação da Rua Grande chegaram este mês à décima quadra, a altura da Praça João Lisboa. A previsão do superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Itapary, é que esta primeira etapa fique concluída em junho, a partir de quando devem começar os trabalhos de urbanização, com instalação de equipamentos, luminárias etc, ou seja, tudo indica que este ano os lojistas terão um espaço mais generoso para as vendas de Natal. 

Expoimp - Em evento realizado no Centro de Convenções da cidade, foi lançada sexta-feira (10) a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que será realizada em junho. O presidente do Sindicato Rural, Armelindo Ferrari, não escondeu seu entusiasmo com o sucesso do evento. O lançamento foi prestigiado, dentre outros, pelo vice-governador Carlos Brandão; pela secretária estadual da Agricultura, Fabiana Rodrigues; deputados estaduais e federais; e representantes de entidades patronais, bancos etc. 

Na lançamento da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), 
o presidente da Federação da Agricultura, Raimundo Coelho; o empresário 
Ribamar Cunha; o vice-govwrnador Carlos Brandão; e o presidente do 
Sindicato Rural, Armelindo Ferrari 
Boulos - Guilherme Boulos (PSOL), que foi candidato a presidente em 2018, profere nesta terça-feira (14), palestra no campus do Bacanga em defesa das universidades federais, que estão ameaçadas de contingenciamento de 30% em seus orçamentos. 

Embratur - Maura Jorge jura que foi convidada e recusou o cargo, mas o certo é que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) já tem novo presidente. Trata-se do empresário paranaense Paulo Senise, graduado em Hotelaria pela Faculdade de Turismo CUP, ldno Rio de Janeiro (RJ), e especialização na área pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Além disso, Senise tem vasta experiência, com carreira profissional construída tanto na iniciativa privada quanto no setor público, como ex-presidente TurisRio. 

Franquia - O Plenário da Câmara dos Deputados pode analisar, a partir desta terça-feira (14), a Medida Provisória que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. O texto da MP foi aprovado pela comissão mista na forma do projeto de lei de conversão do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que inclui pontos como a volta da franquia mínima de bagagem no transporte aéreo doméstico e internacional. Nas linhas domésticas, essa franquia será de 23 kg por passageiros.

Nenhum comentário: