15 de mai de 2019

Levantamento da Fiema revela queda de confiança entre empresários maranhenses do setor industrial no mês abril

GIRO ECONÔMICO

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA), segundo pesquisa da Federação das Indústrias (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou o terceiro declínio consecutivo de 2019. O índice, que em janeiro marcou 65,3 pontos, acumulou queda de 7,4 pontos nos últimos três meses e encerrou abril com 54,9 pontos. 

Apesar das sucessivas quedas, o ICEI-MA ainda indica um quadro de confiança, mas os seus sucessivos decréscimos demonstram que ela está pouco disseminada. A avaliação das condições da economia brasileira, Estado e empresas continuam negativas. O setor da indústria da construção civil fez as avaliações mais pessimistas, comparado à indústria de transformação e extração. Apesar do panorama negativo, as expectativas, no âmbito geral, estão elevadas (64,8).

O ICEI é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Empresas da construção civil e indústrias extrativas e de transformação foram pesquisadas no período de 9 a 15 de abril de 2019. 

Economia - Dias 23 e 24 deste mês, o Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Conselho Regional de Economia (Corecon) realizam o I Encontro Maranhense de Economia, com o tema "Repensando as estratégias do desenvolvimento do Maranhão", tendo como eixos temáticos Trabalho e Renda, História Econômica e Economia Política, Agropecuária, Território e Desenvolvimento Rural, Negócios, Turismo, Inovação e Sustentabilidade e Política Econômica e Finanças Públicas. 

Business - Nesta quarta-feira (15), a partir das 16h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, será realizada a segunda etapa do Circuito Maranhão Business 2019, evento que inclui palestra, encontro de negócios e talk show com líderes empresariais. A partir das 17h, ocorrerá o Encontro de Negócios entre o Consórcio Alumar e sócios da Associação Comercial do Maranhão, empresas do programa Comércio Brasil (Sebrae) e o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF. 


No lançamento da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), a
secretária estadual de Agricultura, Fabiana Rodrigues (C), com 
lideranças ruralista da região tocantina e outras regiões do estado
Carreiras - O Instituto Florense promove sábado (18) palestras sobre inserção e reinserção no mercado de trabalho, espaços para orientação de carreiras, espaços interativos, aplicação de testes vocacional entre outros. O evento é voltado para alunos do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio e outros interessados. 

Lojistas - Imperatriz sedia, dia 22, o Encontro Regional da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), evento que será realizado no Palácio do Comércio, numa parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Um evento importante, pois as principais lideranças empresariais estarão em nossa cidade, falando sobre assuntos que estão movimentando o varejo em nosso país atualmente”, diz o empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da CDL Imperatriz. 

Shopping - Dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) indicam que o Dia das Mães, segunda principal data do comércio, teve alta de 4% no fluxo depessoas em shopping centers na comparação com 2018, porém os consumidores gastaram 5% a menos do que no ano passado. Esta queda deve-se à menor predisposição do consumidor para fazer dívidas, especialmente em carnês e cartões de crédito. Logo, houve índice maior de compras a dinheiro, contudo em valores menores.

Nenhum comentário: