26 de mai de 2019

Na reunião do Sudam, Carlos Brandão pede que Maranhão receba financiamentos do Fundo Constitucional do Norte

GIRO ECONÔMICO 

Ao participar quinta-feira (23), em Belém (PA), da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o vice-governador Carlos Brandão (PRB) reivindicou a aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para financiamento de empreendimentos no Maranhão. Brandão também pediu a inclusão do Maranhão nos financiamentos do Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE). 

Para o vice-governador, a reintrodução do Maranhão no FNO pode trazer grandes conquistas futuras, caso seja reconhecido como uma unidade federativa que oferece características e condições de recompor o quadro nortista, uma vez que os recursos do FDA são destinados aos estados que integram a Amazônia Legal – e que o Maranhão está incluído -, mas o FNO tem como área de atuação toda a região Norte, o que exclui o Maranhão.

“Essa sugestão conquistou moção de apoio e será votada no Congresso Nacional, no formato de projeto de lei, mas que precisa também do apoio do Banco da Amazônia, do Banco Central, do Ministério da Economia e do próprio Condel da Sudam”, comemorou Carlos Brandão. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Transporte - São Luís é uma das capitais selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) na oitava lista de propostas enquadradas no Grupo 2 do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, que atende municípios com população superior a 250 mil habitantes. Foram selecionados, além de São Luís, cinco projetos de capitais - Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP), que receberão um investimento total de R$ 525,8 milhões para melhorar o transporte urbano. 

Contadores - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai criar um espaço próprio para profissionais de Contabilidade a fim de que eles, principalmente os que prestam serviços a órgãos, possam acompanhar mais de perto a apreciação e julgamento de seus balanços. O anúncio foi feito pelo conselheiro Nonato Lago, presidente do TCE, no lançamento do Abraçando o Controle Social, idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e implantado no estado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

No encontro de parlamentares nordestinos com o presidente
Jair Bolsonaro, o deputado Hildo Rocha (MDB) disse que a conclusão
da duplicação da BR-135, até Miranda do Norte, e da BR-010,
no trecho urbano de Imperatriz são algumas as prioridades do Maranhão
 Premiação - Os Correios estão entre os finalistas do The World Post & Parcel Awards 2019, premiação internacional que corresponde ao Oscar dos correios de todo o mundo pela entregua de mais de 10 milhões de kits a beneficiários do programa Seja Digital.

Soja - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados) e a Fundação Bahia vão lançar, dia 28, na Bahia Farm, a cultivar de soja BRS 8980IPRO, recomendada para o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que formam a fronteira agrícola Matopiba. Segundo o pesquisador André Ferreira, que levou dez anos de estudos para chegar a um produto que atende às necessidades específicas dos produtores da região, a nova cultivar alcança altas produtividades e tem resistência às principais doenças da soja. Por ser do tipo IPRO, apresenta supressão às lagartas do tipo Elasmo e Helicoverpa, com menor necessidade de seu controle. 

Expo Indústria - A Federação das Indústrias (Fiema) lança, quinta-feira (30) à noite, a Expo Indústria Maranhão, maior feira multissetorial do Nordeste, que será realizada em novembro, em São Luís, reunindo expositores de diversos estados. Na mesma solenidade, será lançado o novo portal do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), lançado em 1999 com o objetivo de fazer com que empresas locais se tornem clientes grandes empreendimentos já instalados ou em fase de instalação no Maranhão.

Nenhum comentário: