24 de mai de 2019

Na sua primeira visita ao Nordeste, presidente Jair Bolsonaro tem encontro com governadores na Sudene

GIRO ECONÔMICO

O presidente Jair Bolsonaro participa, nesta sexta-feira (23), de reunião do Conselho Deliberativo do Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que traz uma proposição do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e do Projeto de Lei que o instituirá, a ser encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação e deliberação. A proposição destaca que o plano regional “representa o esforço conjunto da Sudene, dos Estados de sua área de atuação, dos Ministérios e órgãos federais na definição de estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável, integrado e compatibilizado com as expectativas dos diferentes setores da sociedade”.

Para construir o PRDNE, a Sudene contou com contribuições de diversos segmentos, abriu consulta pública para colher sugestões da sociedade e promoveu encontros com representantes dos governos estaduais de sua área de abrangência.

O superintendente Mário Gordilho visitou todos os governadores nordestinos, além de Minas Gerias e Espírito Santo. Para o gestor, o engajamento de todos foi fundamental para a elaboração do plano.

Impostos - A pesada carga tributária brasileira motiva, pela 13ª vez, o Dia Livre de Impostos (DLI), ação realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojista Jovem (CDL Jovem). O objetivo é conscientizar a população sobre os altos impostos, além de apoiar a discussão em torno da Reforma Tributária no Brasil. Neste ano, o DLI será realizado no dia 30 de maio e contará com a participação de estabelecimentos de 18 estados e do Distrito Federal. 

Consumidor - O Índice de Confiança do Consumidor, da Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 2,9 pontos na passagem de abril para maio. Depois de quatro quedas consecutivas, o indicador acumula perda de 10 pontos e atingiu 86,6 pontos em uma escala de zero a 200. Esse é o menor patamar desde outubro do ano passado (85,4 pontos). De abril para maio, a confiança dos consumidores caiu em relação tanto ao presente quanto ao futuro. O Índice de Situação Atual (ISA) diminuiu 3,7 pontos, indo para 73,4. 

O superintendente do Sesi, Marco Moura, esteve, sexta-feira (17),
na Câmara Municipal de Morros, onde confirmou a instalação de
uma biblioteca Indústria do Conhecimento na cidade
Bagagem - Mesmo sem ter o seu relatório aprovado, o senador Roberto Rocha comemorou a manutenção das franquias para bagagem em voos domésticos. “Como a promessa de redução do valor das passagens não foi cumprida e os preços continuam nas alturas, decidi intervir por esse benefício aos passageiros”, postou ele no Twitter. 

Celular - O Magazine Luiza lançou esta semana campanha para facilitar o acesso de brasileiros a celulares com maior capacidade de processamento, armazenagem e qualidade de câmera, os chamados smartphones premium. Milhões de aparelhos estão sendo oferecidos pela empresa, com bônus garantido de até R$ 1,3 mil, além de incentivos na troca de aparelhos usados por novos. Dessa forma, dependendo do celular usado apresentado pelo comprador, um aparelho top de linha pode ser vendido por até R$ 2,5 mil. 

Barreirinhas - Neste sábado (25), será realizada, na cidade de Barreirinhas, uma audiência pública, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para debater o tema “Os Limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”, iniciativa da Superintendência de Articulação Regional de Barreirinhas do Governo do Estado e a senadora Eliziane Gama (Cidadania). O objetivo é aprofundar o debate sobre as concessões para exploração comercial no parque, que alguns interpretam como privatização.

Nenhum comentário: