11 de mai de 2019

Produção de milho deve aumentar consideravelmente na safra de grãos 2019-2020, segundo projeção da Conab

GIRO ECONÔMICO

A safra de grãos 2018/19 deve ter a segunda maior colheita de milho, com 95 milhões de toneladas. O milho impulsionou a produção de grãos no Brasil, que pode chegar a 236,7 milhões de toneladas, 900 mil abaixo do recorde registrado em 2016/2017. As estimativas foram divulgadas quinta-feira (09) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019. O bom resultado do milho é consequência das chuvas dos últimos meses nas regiões produtoras da segunda safra do grão. 

O levantamento mostra que a área plantada está estimada em 62,82 mil hectares, com acréscimo de 1,1 milhão em relação ao período anterior. Os maiores aumentos de área são de soja, milho segunda safra e algodão. A soja continua sendo a principal escolha dos produtores, com colheita prevista de 114,3 milhões de toneladas. As expectativas para a temporada 2018/19 mantêm a tendência de crescimento da área plantada, com aumento de 1,9% em comparação à safra passada.

O levantamento registra que os produtores de soja têm investido no uso de tecnologia para aumentar a produtividade e ter maior rentabilidade. A área de cultura do algodão deve crescer 35,4%, com produção de 2,7 milhões de toneladas de pluma. 

Reforma - Se o Congresso não aprovar a reforma da Previdência estará hipotecando o futuro das novas gerações. A opinião é do senador Roberto Rocha (PSDB), para quem o Estado não terá recursos para pagar aposentaria no futuro às crianças e jovens de hoje, caso nada seja feito. O parlamentar pediu apoio dos governadores e afirmou que apenas com a reforma será possível reequilibrar receitas e despesas da União, estados e municípios. Ele pediu ainda agilidade e rapidez na aprovação, visto que o deficit da Previdência ao ano é de R$ 50 bilhões. 

Aftosa - Ao participar, quarta-feira (08), da abertura da campanha de vacinação contra febre aftosa, no campus da Uema, o vice-governador Carlos Brandão destacou o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária (Aged) e a parceria com os criadores para o alcance de alto índice de imunização dos rebanhos bovino e bubalino no estado. “Ano passado, vacinamos 97% do rebanho e tenho certeza que este ano cumpriremos a meta de 100%”, disse ele, acrescentando que este será um grande passo para o Maranhão se livrar em definitivo da doença. 

Na palestra Moda em Transformação, proferida quarta-feira (08),
na Federação das Indústrias (Fiema), Angélica Lima (D),
Scheherazade Bastos, Renata, Ana Rute Mendonça, Diogo Lima,
Rose Ártico e Amparo Teles Vieira
Juiz empresário - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ decidiu que, a possibilidade de juízes serem titulares de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) na exploração de determinadas atividades, mesmo admitindo um terceiro para gerente ou administrador, não pode ser admitida.

Leilão - A MaisAtivo Intermediações, empresa de intermediação de bens de capital e de consumo duráveis, realiza, até terça-feira da próxima semana, o leilão de renovação de frota apropriada para produção e comercialização de comodites agrícolas. São mais de 40 itens disponíveis para arremate no Superbid Marketplace até o dia 14 de maio. Os itens disponíveis para arremate estão localizados nas fazendas do grupo em Alto Parnaíba e Balsas. A relação completa de produtos está no site https://www.superbid.net 

Vacinação - Neste sábado (11), os shopping centers São Luís (Jaracati), Ilha (Maranhão Novo) e Rio Anil (Turu) voltam a receber equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde para mais uma ação de combate a gripe. Além destes centros comerciais, postos volantes e unidades da rede municipal de saúde estarão abertos ao longo da próxima semana para imunização dos segmentos populacionais definidos pelo Ministério da Saúde. São ao todo 63 postos onde os interessados podem encontrar a medicação.

Nenhum comentário: