28 de mai de 2019

Quatro projetos ambientais da Alcoa no Brasil concorrem a premiação internacional de sustentabilidade

GIRO ECONÔMICO

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Global ReLeaf 2019, como modelos de iniciativa de uso da floresta para aumentar o armazenamento de carbono e purificar a água e o ar. São eles: Locomotiva Verde (Juriti-PA), Plante uma Árvore III (São Luís-MA), Semeando Vidas IV (São Paulo - SP) e Floresta de Bolso (Poços de Caldas – MG), que vão possibilitar o plantio de 80 mil espécie da mata atlântica e da floresta amazônica. 

Segundo Fábio Abdala, gerente regional de Sustentabilidade da Alcoa, os projetos aprovados representam o compromisso da empresa em plantar árvores como forma de investir na captura de CO2 e mitigar mudanças do clima, aumentar biomassa e biodiversidade das áreas beneficiadas, bem com adensar suas áreas verdes que repercutem na melhoria da qualidade de vida. 

“Essa premiação nos motiva a manter a metodologia desses projetos, juntando parceiros, envolvendo comunidades, famílias, agricultores e escolas, plantando árvores para se conectar com as florestas”, ressalta Fábio. 

Emprego - São Luís teve em abril volume maior do que o Estado na geração de empregos. Segundo o Caged, foram 12.944 contratações contra 5.993 demissões, ou seja, 6.951 postos de trabalho preservados. Nos primeiros quatro meses do ano, foram 3.685 empregos mantidos, e em 12 meses, 7.339. O Maranhão ficou com saldo de 6.681. Contribuíram para que os empregos preservados na capital fossem maiores que os do Estado, os desempenhos de 25 dos municípios, com destaque para Balsas (-152), Grajaú (-126) e São José de Ribamar (-124). 

Construção - O Índice Nacional de Custo da Construção–M, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,09% em maio. A taxa é menor que a de abril (0,49%). O INCC-M acumula 1,36% no ano e 4,09% em 12 meses. A taxa referente aos materiais e equipamentos ficou em 0,2%. O item que mais influenciou o índice foi o material para pintura, com alta de 0,63% e serviços tiveram 0,09%. A taxa referente à mão de obra variou 0,01% e a mão de obra especializada registrou maior variação (0,04%).

No encontro com representantes da Unesco, os deputados Eduardo
Braide (E) e Hildo Rocha defenderam o reconhecimento do Bumba
meu boi como patrimônio imaterial da humanidade
Sistema S - A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços DA Câmara Federal debate nesta quinta-feira (30) a relevância do sistema "S" e os novos desafios para 2019. O debate será realizado a pedido do deputado Glaustin Fokus (PSC-GO).

Soja - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados) e a Fundação Bahia lançam nesta terça-feira (28), na Bahia Farm, em Luís Eduardo Magalhães (BA), a cultivar de soja BRS 8980IPRO, recomendada para o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que formam o Matopiba. O pesquisador André Ferreira levou dez anos de estudos para chegar a um produto que atende às necessidades de produtores da região, por alcançar alta produtividade e tem resistência a doenças da soja. 

Negócios - Um dos estandes mais visitados semana passada, na Agrobalsas, foi o Espaço de Negócios, onde produtos dos segmentos de alimentos, higiene e limpeza, construção civil, bebidas e saúde e bem-estar foram expostos e comercializados. O proprietário da Pimentas Nippon, Jorge Takamori, por exemplo, aproveitou a oportunidade do evento para lançamento de um produto novo e vendeu quase todo o estoque trazido para o espaço. “O lançamento do produto superou as minhas expectativas”, disse.

Nenhum comentário: