27 de jun de 2019

Aumenta a confiança do empresariado do comércio e da construção na economia brasileira, segundo pesquisa FGV

GIRO DE QUINTA 

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 1,8 ponto de maio para junho e chegou a 93,2 pontos, numa escala de zero a 200 pontos. Já o da Construção, subiu 2,1 pontos, no mesmo período, e chegou a 82,8 pontos. A alta veio depois de um recuo de 1,8 ponto de abril para maio. Essa foi a primeira alta do indicador em 2019. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (26). 

A confiança dos empresários do comércio subiu em oito dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado no futuro, avançou 5,1 pontos para 99,9 pontos, depois de quatro quedas consecutivas. Por outro lado, o Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários no presente, recuou 1,5 ponto em junho, indo para 86,8 pontos, menor valor desde dezembro de 2017 (86,0 pontos).

A confiança dos empresários da construção subiu tanto em relação ao momento presente quanto em relação ao futuro. O Índice da Situação Atual, que mede o presente, avançou 1,2 ponto, atingindo 73,6 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, teve uma alta mais expressiva (3,1 pontos), chegando a 92,5 pontos. 

Reforma - Depois do sucesso da primeira semana nacional “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”, realizada em abril, o Sest Senat repetirá a a ação, de domingo (30) a 05 de, em mais de 60 pontos de concentração, como postos de combustíveis, terminais de cargas e centros de distribuição. O projeto ocorre em parceria com o Ministério da Infraestrutura. No Maranhão, as atividades serão de segunda (1º) a quinta-feira (04), das 07h30 às 17h, no Centro de Distribuição do Mateus, na BR-010, em Imperatriz. 

Startup - Até 30 de junho, o Inova VLI recebe inscrições de empreendedores de todo o Brasil para dois “Startup Day” em que os participantes deverão apresentar soluções que contribuam para automatizar o processo de compras, otimizar o planejamento e gestão de estoques e o plano de demandas da VLI, enquanto na outra convocação os objetivos são aperfeiçoar a rastreabilidade de equipamentos, a operação das máquinas (pás, empilhadeiras, caminhões etc) e o consumo de combustível. 

Na festa de entrega do Prêmio BNB da MPE, o superintendente do Banco
do Nordeste no Maranhão, Hailton Fortes; os empresários premiados;
o diretor de Negócios do BNB, Rosendo Junior; e o superintendente de
Negócios com Varejo, Luiz Sérgio Farias
Homenagem - A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) será homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (27), às 11h. A sessão é tanto pelo aniversário da entidade quanto pelas suas ações em prol da cultura empreendedora maranhense.

Correios - Nesta quinta-feira (27), os Correios lançam, em São Luís, o Balcão do Cidadão, iniciativa que prevê a disponibilização de serviços públicos com qualidade, comodidade e conveniência nas agências da estatal. Com o serviço, instituições como ministérios, tribunais e prefeituras poderão ampliar o acesso da população a serviços como emissão de CPF, prova de vida, 2ª via de documentos, dentre outras conveniências, com a oportunidade de utilizar a infraestrutura e a capilaridade da estatal. 

Lotéricas - Desde esta quarta-feira (26), o limite de saque para os clientes Caixa e do BNB nas casas lotéricas aumentou de R$ 1,5 mil para R$ 2,0 mil, o que provocará aumento no volume de transações e, consequentemente, redução no volume de numerário nas unidades. O pacote de melhorias traz um aumento médio de 6%, superior à inflação do período, que foi de 4.6%. Serão ainda implementadas ações significativas como a aceitação do cartão de débito e de crédito nas casas de apostas de loteria.

Nenhum comentário: