25 de jun de 2019

Três empresas se destacam no segmento dos micro e pequenos negócios e recebem o Prêmio BNB da MPE

GIRO ECONÔMICO

O Banco do Nordeste premiou três micro e pequenas empresas que mais se destacaram em 2018 nos segmentos da Indústria, Comércio e Serviços. A tem a finalidade de reconhecer e divulgar os casos de sucesso de empresas financiadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Na categoria Comércio, a vencedora foi a hamburgueria Bulldog Burguer, de São Luís, que iniciou suas atividades em 2010; Na categoria Indústria, Vitralux, fabricante de vidros em Açailândia; e em Serviços, Baluarte Empreendimentos Turísticos, que atua no setor hoteleiro e de passeios em Tutóia. 

Para selecionar os vencedores, uma comissão técnica de representações empresariais consideram critérios como inovações empregadas no negócio, competitividade, adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento.

Esta é a quinta edição do Prêmio BNB da MPE, que agracia empresas instaladas em toda a área de atuação do Banco do Nordeste: os nove estados nordestinos e nos nortes de Minas Gerais e do Espírito Santo. 

Magnífica - A cerveja Magnífica, nascida e criada no Maranhão pela Ambev, que utiliza mandioca em sua fabricação, criou uma coleção especial de copos temáticos em homenagem aos sotaques do bumba meu boi maranhense: matraca, orquestra, zabumba, baixada e costa de mão, destacando também as personagens típicas desta brincadeira, como as índias, os tocadores de matracas, os caboclos de fita e o famoso cazumbá. As coleções estão sendo comercializados em vários arraiais da cidade com grande aceitação. 

Licitação - A Câmara Federal vota nesta terça-feira (25) projeto da Lei de Licitações, que cria modalidades de contratos, exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados ao assunto e disciplina vários aspectos nas três esferas da União, estados e municípios. Pelo texto do relator, deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), o administrador pode contar com modalidades diferentes e a inversão de fases passa a ser, primeiro, julgamento da a proposta e depois são cobrados documentos do vencedor. 

Convocado pela comunidade acadêmica a retornar ao comando da
 Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino
Salgado é favorito na eleição desta quarta-feira (26) para formação
 da lista tríplice a ser submetida ao presidente Jair Bolsonaro
Nome de rua - Embora haja proibição constitucional para que nomes de pessoas vivas não podem ser usados para identificar obras públicas, alguém achou de homenagear o ex-presidente Lula dando seu nome à rua principal dos conjuntos Eco (Park e Space) no Anil. 

Florestas - Desta terça-feira (25) até a próxima sexta (28), quatro cidades do Maranhão vão receber o curso de seleção de espécies para composição de sistemas agroflorestais com frutíferas, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embapa), por meio da unidade maranhense Embrapa Cocais com patrocínio do Fundo Amazônia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). São elas: Cidelândia (25), Açailândia (26), Zé Doca (27) e Itapecuru-Mirim (28), sempre das 08h às 17h. 

Ferrovias - Os ministros de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vão ao Senado nesta terça-feira (25), onde serão ouvidos na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Entre os assuntos que motivaram a audiência com Tarcísio Gomes de Freitas estão a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, a renovação dos contratos de concessão das ferrovias Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas, e a modernização e a expansão do sistema ferroviário brasileiro.

Nenhum comentário: