2 de jul de 2019

Acordo com Estados Unidos para exploração da Base de Alcântara pode representar receita bilionária ao Brasil

GIRO ECONÔMICO

O acordo assinado entre Brasil e os Estados Unidos para uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão, pode inserir o país no mercado mundial de lançamentos de foguetes ao espaço, fazendo com que o país detenha 1% desse mercado. Isso representaria um ganho estimado de 10 bilhões de dólares a partir de 2040, segundo o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA). 

O parlamentar é relator do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. O parecer de Hildo Rocha deveria ter sido votado no início da última semana pelo colegiado, mas a análise foi adiada por falta de consenso entre os parlamentares.

“Esse tema já é discutido há bastante tempo. Já houve várias audiências públicas e não existe mais nenhuma dúvida. O acordo não fere nem de longe a soberania brasileira e já pode ser votado”, defendeu o parlamentar. 

Oficinas - Uma das novidades da Expo Indústria deste ano, que será realizado em novembro, em São Luís, é a oficina de novos negócios, que tem o objetivo de dar sustentabilidade empresarial, que oferecerá informações técnicas e legais àqueles que desejam iniciar um novo negócio e contará com o apoio de órgãos e instituições, detentores de conhecimentos específicos, e que são do interesse do novo empreendedor. A feira também contará com a Expo Party, que vai propocionar desafios e atividades relacionadas a tecnologias. 

Apicultura - O Banco do Nordeste lançou, semana passada, em Colinas, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), o Plano de Ação Territorial da Apicultura do Território Sertão Maranhense. A iniciativa busca ampliar os investimentos na região pelo fortalecimento da apicultura, oferecendo orientação, capacitação e financiamento para apicultores e moradores do território, além da geração de emprego e renda. No lançamento criado o comitê gestor territorial e parceiros dos municípios. 

Com a ida do coronel Celso Jardim para a reserva, o
também coronel Laércio Ozório (E) assumiu o comando
da Polícia Militar do Tribunal de Contas (TCE).
Ele se apresentou nesta segunda-feira (1º) ao presidente Nonato Lago

Transporte - A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga, nesta terça-feira (02), o estudo “Conjuntura do Transporte – desempenho do setor”, que traz um panorama geral do transporte no Brasil e a relação com o cenário econômico. 

Empregos - O saldo na geração de empregos em maio só foi possível por causa do desempenho das micro e pequenas empresas, setor responsável pela criação de 38 mil postos formais de trabalho com carteira assinada no país, enquanto as médias e grandes corporações registraram saldo negativo, demitindo 7,2 mil trabalhadores, conforme os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No total, levando-se em conta a diferença entre contratações e desligamentos, foram 32,1 mil empregos gerados. 

Caminhoneiros - Após o sucesso desta segunda-feira (1º), será repetida na sexta (05), no Centro de Distribuição do Grupo Mateus, em Imperatriz, a ação do programa “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil”, realizada pelo Seste Senat, órgãos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, com serviços de saúde bucal, aferição de pressão arterial, aulas de alongamento para prevenir doenças da coluna e informações sobre alimentação saudável e riscos do uso de álcool e drogas.

Nenhum comentário: