16 de jul de 2019

Lojistas debatem com secretário das Cidades projeto para revitalizar comércio no Centro Histórico de São Luís

GIRO ECONÔMICO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) realiza nesta próxima quarta-feira (17) a sua reunião plenária de julho, que terá como palestrante convidado o deputado federal Rubens Júnior, que é secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, que vai apresentar detalhes do programa Nosso Centro, voltado para valorização da área tombada da capital maranhense, e vai debater temas de extremo interesse para o comércio lojista da capital maranhense.

Os temas a serem debatidos se referem a infraestrutura, aspectos culturais, tecnológicos, turísticos e habitacionais da região central que concentra também grande parte do comércio de rua de São Luís, boa parte disso com revitalização de casarões coloniais e criação de programas que possam estimular a volta de empresas para o Centro.

O evento será no Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, a partir do meio-dia, mas os sócios precisam confirmar participação com antecedência. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Sindicatos - A Confederação Nacional da Indústria, (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), por meio do seu Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou o 5° Diálogo da Rede Sindical da Indústria, com o tema “Reforma Tributária: como resolver as distorções do sistema tributário brasileiro?” Diretores e técnicos da Fiema, presidentes e representantes de sindicatos locais e regionais participaram deste momento nas cidades de São Luís e em Imperatriz. 

Restituição - A Receita Federal começou a pagar, nesta segunda-feira (15), o segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019, e também, as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. Foram depositados R$ 5 bilhões para 3.164.229 contribuintes, sendo R$ 2.362.514.597,42 para restituição de 15.489 contribuintes acima de 80 anos; 197.895 entre 60 e 79 anos; 24.793 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 1.251.906 a professores. 

Quinta-feira (11), os advogados maranhenses Daniel Blume (E) e Thiago
Bhranner lançaram em Portugal o livro “Aspectos Polêmicos do Direito
Penal Luso-Brasileiro”, no Hotel Mundial, em Lisboa. Na foto com o
 doutor Guilherme Figueiredo (C), da Ordem dos Advogados de Portugal
Política - Ao assinar convênios, nesta segunda-feira, para obras de requalificação do Centro Histórico, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, descartou qualquer possibilidade de vir a disputar cargo eletivo. Segundo ela, seu trabalho no governo é técnico e pretende que continue assim. 

Idiomas - O Programa Idioma sem Fronteiras (IsF) está com inscrições abertas até quinta-feira (18) com oferta de 1.420 vagas para cursos de inglês em 18 universidades da rede federal e 485 vagas para o curso de Português para estrangeiros, em 13 instituições federais. São oferecidos cursos presenciais de inglês e também para língua portuguesa destinada a estudantes estrangeiros que residem no Brasil, dentre elas a Federal do Maranhão (UFMA), e tenham vínculo com instituições de educação superior.

Transporte - A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou mais uma etapa do Programa de Inovação em Mobilidade Urbana, que busca inovação, renovação e reinvenção do transporte público no país. Trata-se do Desafio do Coletivo, que vai abrir uma competição para soluções criativas que ajudem a melhorar a qualidade do serviço e, consequentemente, a vida de passageiros e combater o caos no trânsito das cidades. Startups já podem apresentar projeto ou ideia para solucionar vários problemas.

Um comentário:

Unknown disse...

Primeiro, os senhores lojistas, deveriam pensar em recuperar as fachadas dos sobrados, retiradas das portas safonadas e as placas, que não possuem nenhum utilidade. Ações de limpeza e etc. Esse é o inicial e deixar de dependência. Seria bom eles deixarem de mi, mi.