23 de jul de 2019

Secretário das Cidades debate com empresários do setor lojistas ações para valorizar comércio do Centro de São Luís

GIRO ECONÔMICO

O secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Júnior, apresentou aos empresários do setor lojistas o projeto “Nosso Centro” e debateu questões de interesse para o comércio lojista da capital maranhense, a exemplo de infraestrutura, aspectos culturais, tecnológicos, turísticos e habitacionais da região que concentra também grande parte do comércio de rua de São Luís. 

Segundo ele, as ações de revitalização precisam ser permanentes, transformando a valorização do centro em uma política permanente de Estado, e não apenas ações pontuais de um determinado Governo: “A estratégia para isso é a interligações de polos vocacionais; a redução dos vazios urbanos; fomento de atratividade dos polos; captação de investimentos de diferentes setores; além de parcerias com a iniciativa privada, a sociedade civil, e com órgãos públicos federais e municipais”, elencou Rubens Jr.

O presidente da CDL, Fábio Ribeiro lembrou que entre as prioridades do Centro estão questões como segurança e mobilidade, habitação além de infraestrutura urbanística, que uma vez resolvidas, ajudarão a revitalizar espaços como a Rua Grande e aquecer o comércio dessa área. 

Cultura - As inscrições para a terceira edição do Ocupa CCVM continuam abertas até sábado (27). O edital seleciona projetos de todo o Maranhão para serem apresentados ou montados nos espaços do Centro Cultural Vale Maranhão no segundo semestre de 2019. Podem se inscrever projetos nas áreas das artes visuais, artes cênicas, audiovisual, música, cultura popular, literatura, seminário e evento/ festival. Serão considerados apenas projetos que não tenham sido exibidos em São Luís. 

Comércio - No dia 28 de julho, feriado estadual, Dia da Adesão do Maranhão à Independência, o comércio de rua em São Luís poderá abrir das 08h às 14h e os localizados nos shoppings center, das 14 às 20 horas, com pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 50,00 ao final do dia, conforme acordo firmado por meio da Convenção Coletiva de Trabalho. A informação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). 

No encontro de semana passada da CDL, o secretário das Cidades,
Rubens Júnior, com o presidente Fábio Ribeiro e o diretor executivo
 da entidade, Antônio Froes
Nordeste - O presidente Jair Bolsonaro faz nesta terça-feira (23) sua primeira visita ao Nordeste após a polêmica com governadores da região. Ele irá à cidade de Vitória da Conquista (BA) para inaugurar o Aeroporto Glauber Rocha. 

Turismo - Quem atua ou pretendem ingressar no setor turístico tem nova chance de aprimorar conhecimentos, melhorar o currículo e contribuir para o desenvolvimento do mercado de viagens no país. O Ministério do Turismo reabriu as inscrições para o curso de atendimento a visitantes oferecido pelo Canal Brasil Braços Abertos (BBA). A capacitação pode ser feita a partir de equipamento conectado à internet (computador, tablet e smartphone). O cadastro vai até 31 de dezembro e a conclusão do curso será 30 de março de 2020. 

Confiança - O Índice de Confiança da Indústria recuou 1,7 ponto na prévia de julho na comparação com o número consolidado de junho, e chegou a 94 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. O dado foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com a FGV, o recuo foi provocado pela avaliação dos empresários da indústria em relação ao presente e ao futuro. O Índice da Situação Atual, que mede o presente, recuou 2,5 pontos, para 94,1 pontos, o menor valor desde outubro de 2018 (93,4 pontos).

Um comentário:

Unknown disse...

Ah há, há, há!
Valorização do Centro antigo!?
Olha, eu tanto lutei, eu tanto sugeri, que aquele espaço da antiga oleama fosse no mínimo um mini- shopping, fui ignorado. Vai ser uma praça da inutilidade. Os mendigos cascudos estão esperando.
Já desisti.
São Luís, segue o teu destino, de decadência e mediocridade!