28 de jul de 2019

Defensoria firma parceria com a Vale para levar para o trem de passageiros serviços de orientação às pessoas

Resultado de imagem para trem de passageiro da vale
GIRO ECONÔMICO 

A mineradora Vale e a Defensoria Pública do Estado deram início a uma nova parceria com vistas a levar serviços da DPE para o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Desde 2017, o trem de passageiros conta com o Carro Vagão Social, adaptado para a realização de eventos dentro do trem de passageiros, destinado a atividades como palestras, oficinas, atendimentos de saúde e apresentações culturais, entre outros. 

Com a nova parceria entre a instituição e a multinacional, a DPE/MA vai desenvolver o projeto “Defensoria nos Trilhos”, que disponibilizará atendimento com defensor público e equipe no trecho de São Luís até Açailândia e de Açailândia a São Luís. De acordo com o defensor-geral Alberto Bastos, o vagão é um importante espaço para atuação da Defensoria. O trem de passageiros liga São Luís a Parauapebas e atende populações de 27 municípios, sendo 23 no Maranhão e quatro no Pará.

Além da ação “Defensoria nos Trilhos”, também foram discutidas outras parcerias envolvendo projetos da DPE/MA nas áreas de defesa dos direitos da pessoa idosa e de crianças e adolescentes, bem como a realização de palestras destinadas a trabalhadores da mineradora sobre a sensibilização da violência contra a mulher. 

Conab - Prefeitos, secretários municipais de agricultura, engenheiros agrônomos e médicos veterinários participam, terça-feira (30), em São Luís, da palestra ministrada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que vai mostrar como elaborar propostas e desenvolver projetos na área de compras governamentais. A ação ocorre no seminário da Federação dos Municípios (Famem), e tem como objetivo prestar informações sobre ganhos econômicos com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 

Cachaça - O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, participou, em Pastos Bons, do II Seminário Estadual da Cachaça Maranhense de Alambique, evento do Sindicato da Indústria de Bebidas (Sindbebidas), por meio do Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima). O Seminário reuniu, até este sábado (27), especialistas de diversos municípios do Nordeste para as abordagens sobre a indústria de bebidas, considerado um negócio promissor no Estado. 

Prestigiando o seminário para debater produção de
cachaça e cerveja, em Pastos, o presidente da Fiema,
Edilson Baldez, com o diretor do Sindibebidas,
Francisco da Rocha; prefeita Iriane Gonçalo, e o
secretário de governo de Pastos Bons, Antônio Camapum
Eleição - Leonor Gomes de Carvalho, que estava à frente do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa), desde a licença do ex-titular, Marcos Rocha, foi eleita para um mandato definitivo e fica no comando da entidade até 2023. 

Fornecedor - A Federação das Indústrias (Fiema), em mais uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), realizou, semana passada, encontros de negócios que contemplaram empresários da região tocantina e pré-amazônia maranhense. A iniciativa foi capitaneada pelo coordenador do PDF-MA, Carlos Jorge Macedo, e ocorreu nas cidades de Imperatriz e Açailândia. Dez empresas compradoras, dentre elas, entidades do Sistema S, mobilizaram dezenas de fornecedores de diferentes portes e áreas de atuação. 

Rodovias - Nos trechos das rodovias federais BRs135 e 222, dentre eles o acesso ao município de Itapecuru-Mirim, os condutores de veículos têm agora mais segurança ao trafegar. Por recomendação conjunta emitida pela Defensoria Pública do Estado e Ministério Público, as obras de recuperação destas estradas saíram do papel e já estão com cerca de 90% dos serviços concluídos. A recomendação administrativa é de maio deste ano e tem como objetivo garantir os serviços de recuperação e conservação nas estradas.

Nenhum comentário: