7 de jul de 2019

Vendas de automóveis e comerciais leves caem no Maranhão em junho na comparação com o mês de maio

GIRO ECONÔMICO

As vendas de automóveis e comerciais leves registraram em junho uma leve queda na comparação com maio, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 2.483 unidades no mês passado contra 2.749 do anterior, o que representa um desempenho de -9,68%, mas na comparação com junho do ano passado o desempenho é positivo, já que foram 2.184 em 2018, o que dá uma diferença de 13,69%. 

No que diz respeito à comparação do acumulado no semestre, este ano teve um volume de 6,09%, pois foram 15.038 contra 14.175 de 2018. No que se refere especificamente a automóveis, os números indicam que foram 1.941 em junho passado, 2.117 em maio, 11.933 no acumulado dos seis primeiros meses, enquanto em 2018 foram 1.791 em junho e 11.621 no acumulado do ano.

As vendas de automóveis e comerciais leves na capital somaram 1.334 em junho, 1.465 em maio, 7.980 nos seis meses. Em junho de 2018, tinham sido 1.167, enquanto no acumulado dos seis meses, 7.646. 

Mineração - Nova proprietária da Mina de Ouro Aurizona, em Godofredo Viana, a canadense Equinox Gold estima extrair em sete anos quatro toneladas do metal, com a implantação de um moderno sistema mecanizado no qual estão sendo investidos R$ 660 milhões. A estimativa é do seu presidente, Christian Milau, que calcula com esta operacionalização gerar de mais de mil oportunidades de trabalho no estado. Segundo ele, a mina dispõe de 750 mil toneladas do minério prontas para serem processadas. 

Doutorado - Nesta segunda-feira (08), a advogada maranhense Teresa Nina Brandão Marques recebe, na capital francesa, diploma de mestrado em Direito pela Universidade de Paris (Pantheon-Sorbonne). Casada com Rodrigo Marques, diretor do CEI-COC, uma das maiores instituições de ensino em São Luís, Teresa divide com a mãe sociedade no Escritório Ana Cristina Brandão, uma das mais famosas bancas de advocacia do estado, e preside o Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec). 

Em visita à Federação das Indústrias, o superintendente do Banco
do Nordeste, Hailton Fortes, foi recepcionado pelos dirigentes da
entidade Edilson Baldez (presidente), Celso Gonçalo (vice-presidente),
Diogo Lima (superintendente) e Jeremias Gaspar Neto (presidente
do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Arroz)
Saúde da Mulher - O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão do Sistema Federação do Comércio (Sesc), assinou convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Pinheiro para instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que passa a oferecer, a partir de terça-feira (09), atendimento gratuito a mulheres de 50 a 60 anos na sede do município. 

Patrimônio - Após o reconhecimento de Paraty e Ilha Grande como patrimônios naturais e mundiais, a Unesco deve, entre outros reconhecimentos, contemplar ainda este ano dois projetos do Maranhão, o que deve ocorrer até o mês de dezembro. O Bumba meu boi se credenciou a ser patrimônio imaterial da humanidade e os Lençóis Maranhenses, a patrimônio natural. Ambos os reconhecimento devem contribuir para estimular a atividade turística em dois dos maiores destinos do estado: São Luís e Barreirinhas. 

Maçonaria - Depois de cumprir extensa agenda no interior do estado, onde manteve contatos com irmãos maçons de Itapecuru-Mirim, São Mateus, Pedreiras, Colinas, São João dos Patos e Barão de Grajaú, o grão-mestre Ubiratan João de Castro participa, até este domingo (07), em Brasília (DF), da Assembleia Geral Anual da Confederação Maçônica Simbólica do Brasil, que pretende trazer para São Luís em 2019. Esta semana, vai retomar as visitas a fim de fortalecer mais ainda o movimento maçônico no estado.

Nenhum comentário: