4 de jul. de 2019

Vendas de ônibus e caminhões aumentam no Maranhão 56,23% no primeiro semestre, segundo a Fenabrave

GIRO ECONÔMICO

As vendas de ônibus e caminhões no Maranhão aumentaram 56,23% no primeiro semestre deste ano na comparação com 2018, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta terça-feira (02). De acordo com os dados, foram 1.003 veículos pesados em 2019 contra 642 do exercício anterior (56,23% a mais), sendo que de caminhões foram 838 contra 595, o que dá uma variação de 40,84%, e de ônibus, 165 contra 47, o que corresponde 251,06% a mais. 

No mês de junho, foram 181, sendo 177 caminhões e 04 ônibus, contra 143 de maio (122 caminhões e 21 ônibus), isto é, 26,57% a mais. Na comparação com junho do ano passado, em que foram vendidos 113 (111 caminhões e 02 ônibus), o aumento foi de 60,18%.

Alguns fatores teriam contribuído para esse crescimento e o principal deles seria a opção que várias empresas estão fazendo por criação de frotas próprias a fim de evitarem problemas como os verificados na grave dos caminhoneiros de 2017, que teve como principal consequência o tabelamento de fretes, que encareceu o transporte. 

Novos voos - A companhia aérea Latam Airlines Brasil anunciou a criação cinco novos voos diários, com operação a partir de agosto, no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, em São Luís. O incremento amplia de 11 para 15 voos semanais, de ida e volta, na rota Fortaleza – São Luís. Já a companhia aérea Azul confirmou dois novos voos em aeroportos no Maranhã, que estão sendo operados desde segunda-feira (1º), ambos para São Paulo, sendo um para Guarulhos e o outro para a cidade de Campinas. 

Lei Geral - O Ministério Público poderá ser o grande parceiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) para desenvolvimento de uma ação voltada para o cumprimento, pelas gestões municipais, do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, também conhecido como Lei Geral. Minuta para um Termo de Cooperação Técnica neste sentido foi entregue, segunda-feira (1º) ao procurador geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho Martins, pelo presidente do Conselho Deliberativo do órgão, Raimundo Coelho. 

No encontro em que foi entregue ao MP minuta do Termo de Cooperação
Técnica para garantir o cumprimento da Lei Geral, o procurador de
Justiça, Luiz Gonzaga Coelho, e o presidente do Sebrae, Raimundo
Coelho, ladeados pelo diretor superintendente do órgão de fomento,
Albertino Leal (E) e o subprocurador Francisco Barros de Sousa
Antaq - Chega nesta quinta-feira (04) a Alcântara uma comissão de deputados da Câmara Federal, que até amanhã (05) estará levantando os possíveis impactos do acordo entre Brasil e Estados Unidos para exploração da Base de Lançamentos nas comunidades quilombolas do município. 

Tailândia - O embaixador da Tailândia no Brasil, Surasak Suparat, esteve, segunda (1º) e terça-feira (02), reunido com diretores das federações das Indústrias (Fiema) e do Comércio (Fecomércio) para tratar de estreitamento das relações comerciais de seu país com empresários maranhenses. Segundo ele, há interesse em produtos minerais, agrícolas (principalmente soja), mas um dos setores que mais despertam interesse neste momento é o turismo, principalmente no que diz respeito ao enviou de asiáticos para o estado. 

Precatórios - A Coordenadoria de Precatórios do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu até segunda-feira (1º) mais de 2,3 mil ofícios de requisição de precatórios advindos dos juízos de execução para notificação dos entes devedores com finalidade de inclusão da previsão da despesa no orçamento do exercício de 2020. Precatório é o procedimento administrativo através do qual se faz o pagamento da dívida pública decorrente de sentença judicial transitada em julgado, obedecendo a uma ordem cronológica de pagamento.

Nenhum comentário: