21 de jul de 2019

Vereadores e diretores da Fiema debatem ações que possam impulsionar os pequenos negócios em São Luís

GIRO ECONÔMICO

A fim de debater caminhos para o crescimento da indústria e criação de parcerias para o desenvolvimento de São Luís, o presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, promoveu quinta-feira (18) um encontro com o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, e outros membros do parlamento municipal. 

Na oportunidade, Baldez ressaltou que ainda falta diálogo entre poder público e iniciativa privada em prol do crescimento das empresas, que são geradoras de emprego e renda para a população. Na pauta também foi tratado o plano diretor e oportunidades para micro e pequenas empresas. Segundo o presidente da Fiema a entidade à disposição dos vereadores para discutir qualquer pauta que envolva o setor produtivo.

“Precisamos ampliar essa conversa aberta e transparente com o poder público. Se não houver parcerias não é possível avançar. O poder público já foi o grande empregador, mas isso mudou. Hoje quem emprega são as empresas. E há necessidade que esse empresário converse, que possa dizer seus anseios, que possa passar para quem de direito, para quem cuida disso, o que ele precisa e o que é mais importante para ele”, afirmou Baldez. 

Comemoração - Na comemoração dos seus 67 anos, nesta sexta-feira (19), o Banco do Nordeste homenageou algumas personalidades com a Comenda BNB de Desenvolvimento Regional. Receberam a distinção, Gustavo Canuto (ministro do Desenvolvimento Regional), José Múcio (presidente do Tribunal de Contas da União), Tereza Cristina (ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o empreendedor pernambucano Jorge Petribú e o professor alagoano Krerley Irraciel Martins Oliveira. 

Engenharia - Com o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) realiza nesta terça-feira (23), a partir das 08h, no Auditório Florise Pérola do Ifma (campus do Monte Castelo), em São Luís, o 10º Congresso de Profissionais do Maranhão (10º CEP-MA). Participarão do evento, graduandos, sociedade em geral e profissionais das áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. 

Prestigiando os Jogos de Praia do Sesi, no último fim de
semana, Allan Kardec, Edilson Baldez, Cláudio Azevedo, Celso
Gonçalo e Diogo Lima
Hotel Central - A Associação Comercial do Maranhão parece ter encontrado finalmente uma saída para recuperação do Palácio do Comércio, onde fica sua sede e por muitos anos funcionou o Hotel Central. Após terminar as obras de restauro do Edifício João Goulart, o Grupo Venâncio vai iniciar sua reforma. 

Construção - Após registrar significativa queda no mês de abril, a atividade da construção civil retomou o crescimento em maio e marcou 31,3 pontos, registrando um crescimento de 6,3 pontos em um mês, segundo dados da Sondagem da Indústria da Construção do Maranhão, elaborada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dados do estudo apontaram que a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) das empresas do setor evoluiu 14% e ficou na marca de 49%. O número de empregados apresentou pequena variação positiva de 1,6 ponto, mas permanece em baixo patamar. 

Cachaça - Quinta (25) e sexta-feira (26), o Sindicato das Indústrias de Bebidas (Sindbebidas) realiza, na cidade Pastos Bons, o II Seminário Estadual da Cachaça Maranhense de Alambique com o objetivo de incentivar a formalização de pequenas empresas que atuam no setor. O evento vai reunir especialistas de diversas regiões brasileiras, como Paraíba, Pernambuco, Piauí e Maranhão, para abordagens estratégicas sobre a indústria de bebidas, especialmente da cachaça, considerado um dos negócios mais promissores no Estado.

2 comentários:

Fernando disse...

Uma sugestão aos senhores vereadores. Acabem com a "lei dos 30 min.", isso favorecerá a abertura de diversos pequenos estacionamentos pelos bairros da Cidade, que por sua vez, beneficiará o pequeno comerciante, que não tem recursos para investir em estacionamento próprio.

Luci Lacey disse...

Te enviei um whatsapp, por favor, de uma olhada.