31 de ago de 2019

Confiança do empresariado brasileiro recua no mês de agosto, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas

Pesquisa da CNI aponta estabilidade na produção industrial (Foto Arquivo - Agência Brasil)
GIRO ECONÔMICO

O índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,1 ponto na passagem de julho para agosto de 2019, para 93,9 pontos, em uma escala de zero a 200. O indicador consolida os índices de confiança dos quatro setores da economia: indústria, serviços, comércio e construção.

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários no momento atual, subiu 1,1 ponto em agosto e chegou a 91,3 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2019 (91,4 pontos).
O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários nos próximos meses, recuou 0,8 ponto e chegou a 99,8 pontos, depois de avançar nos quatro meses anteriores. A confiança dos empresários de serviços recuou em agosto (-1,1 ponto). As demais tiveram alta: indústria (0,8 ponto), comércio (3,2 pontos) e construção (2,2 pontos).

Ainda em agosto, a confiança avançou em 55% dos 49 segmentos que integram o indicador. No mês anterior, o aumento da confiança havia atingido 67% deles.


Transporte - Apesar do Produto Interno Produto (PIB) brasileiro ter registrado alta de 0,4% no segundo trimestre de 2019, na comparação com os três primeiros meses de 2019, o PIB do setor de transporte recuou 0,3%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constam da nova edição do Boletim Economia em Foco, da CNT.  O documento mostra que essa é a terceira queda consecutiva – no quarto trimestre de 2018, a retração foi de 0,3%; e, no primeiro trimestre de 2019, de 0,6%. No acumulado de 12 meses, porém, o PIB do transporte registra alta de 1,3%. Isso, conforme o boletim, se deve ao crescimento de 2,2% no terceiro trimestre de 2018, que captou os efeitos da retomada da atividade após a paralisação dos caminhoneiros em maio do ano passado.

Renegociação - O Senado vai realizar uma sessão especial nesta terça-feira (3), às 11h, para debater as iniciativas do governo para a situação da Amazônia. O aumento do desmatamento e das queimadas, bem como as políticas públicas para o desenvolvimento da região, estarão entre os temas da sessão. Para o debate, estão convidados o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Os ex-ministros do Meio Ambiente, Rubens Ricupero e Marina Silva, também estão entre os debatedores. Completam a lista de convidados o governador do Amapá, Waldez Góes, e o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo. 

Paço do Lumiar - Enquanto o prefeito Domingos Dutra (PCdoB) agoniza num leito da UTI do Hospital São Domingos, a prefeita interina, Paula da Pindoba, vai tomando medidas que contrariam iniciativas do titular, e a mais recente foi a refiliação à Federação dos Municípios (Famem).

Em visita a Caxias, o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes, com a
a equipe de colaboradores, que mantém a unidade como uma das de melhor
desempenho na edução profissional em toda o Maranhão
Cemar - Neste sábado (31), das 9h às 12h, o Projeto O Circo Tá Na Rua fará uma apresentação numa ação social na UEB São Raimundo, no bairro do mesmo nome, com atividades de resgate da arte circense para a comunidade de forma geral, com brincadeiras interativas, como acrobacia, malabares, perna de pau e muito mais, levando diversão da arte do circo. A iniciativa é da Companhia de Energia Elétrica do Maranhão (Cemar), que oferecerá serviços como atualização cadastral, negociação de débitos, cadastro tarifa social baixa renda para desconto na conta de energia e Cadastro na promoção “Muito Melhor Pra Você Ficar Em Dia”, que vem dando valiosos prêmios: motos 0km, smartphones, geladeiras e muito mais. 

Sesc - Cinema, vida, celebração, relações entre verdade e mentira e muito mais evidenciam a visão do cineasta sul-coreano Hong Sang-Soo. Com produções premiadas, o CineSesc oportuniza ao público conhecer a obra de um dos principais diretores contemporâneos em atividade somente até este sábado (31) no Cine Praia Grande. Com três filmes por dia, as sessões são exibidas a partir das 16h. Entrada gratuita. A iniciativa é do Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA).


Nenhum comentário: