13 de ago de 2019

Domínio de novas tecnologias vai definir sucesso profissional, segundo Mapa do Emprego criado pelo Senai

GIRO ECONÔMICO

Profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos, segundo Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. De acordo com o levantamento, a ocupação de condutor de processos robotizados apresentará a maior taxa de crescimento percentual do número de empregados para o período: 22,4% de aumento nas vagas disponíveis, enquanto o crescimento médio projetado para as ocupações industriais será de cerca de 8,5%. 

 Esse resultado reflete as mudanças tecnológicas e a automação do processo de produção, que demandará cada vez mais profissionais na área de implementação de processos robotizados. O Mapa também prevê que o Brasil terá de qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, profissional e aperfeiçoamento.

As áreas que mais vão demandar formação profissional são transversais (1,7 milhão), metalmecânica (1,6 milhão), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentos (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica (405 mil), energia e telecomunicações (359 mil). 

Agricultura - A estimativa da safra agrícola 2018/19 divulgada quinta-feira (08) pela Conab aponta para uma colheita no Maranhão de 4,963 milhões de toneladas de grãos contra 5,585 milhões da safra passada. Este desempenho se dá, apesar do aumento da produtividade, que passou de 3.071 para 3.156 quilos por hectare, porém a área plantada diminuiu de 1,818 milhão para 1,572 milhão de hectares. Soja e milho continuam sendo as culturas com melhor volume de produção, mas melhor desempenho é do algodão, que aumentou 31,2%.  Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Visita - O presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, lidera um grupo de empresários numa visita a Alcântara nesta terça-feira (13), onde haverá explanação sobre o acordo com os EUA para exploração comercial do Centro de Lançamento. O objetivo da visita é saber no que isto pode beneficiar o setor industrial maranhense. Além da Base, os empresários irão a Cujupe conhecer os investimentos da Emap com a construção do novo terminal de passageiros na travessia da Baía de São Marcos pelo ferry-boat. 

No V Congresso Ibero-Americano de Direitos Humanos e Advocacia,
Sérgio e Silvânia Tamer, do CECGP, com o ministro Reynaldo
da Fonseca (STJ), Thiago Diaz (presidente da OAB_MA) e os professores
Carlos Rodrigues e Ana Campina, da Universidade Portucalense
Palestra - No próximo domingo (18), o youtuber Thiago Nigro, autor do besta seller Do Mil ao Milhão, profere no Multicenter Sebrae Eventos e Negócios, em São Luís, a palestra “Os três pilares da independência financeira”, numa promoção da Prometida Corporate. 

Energia - Pesquisa Ibope, encomendada pela Associação Brasileira Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abracel) e divulgada nesta segunda-feira, revela 87% dos brasileiros consideram sua conta de energia cara; 79% disseram que gostariam de ter um mercado livre para escolher a sua fornecedora de energia e 69% disseram que, se pudessem, já teriam trocado de empresa. Para o presidente da Abracel, Reginaldo Medeiros, a pesquisa revela aumento do interesse do brasileiro em ter liberdade de escolha. 

Rural - A partir desta segunda-feira (12), proprietários rurais de todo o país devem enviar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2019. O prazo de entrega vai até às 23h59min59s de 30 de setembro. A Receita Federal espera receber 5,7 milhões de declarações este ano, cerca de 38 mil a mais que as 5.661.803 enviadas em 2018. A declaração só pode ser preenchida por meio do programa gerador da declaração, que pode ser baixado na página do órgão na internet a partir desta segunda-feira.

Nenhum comentário: